Erika Hilton, Duda Salabert: famosas trans presentes no desfile da Tuiuti

A Paraíso do Tuiuti leva para seu desfile na Marquês de Sapucaí, nesta terça-feira, personalidades transexuais para apresentar um samba-enredo que homenageia Xica Manicongo, a primeira travesti da qual o Brasil tem registro.
O que aconteceu
Xica Manicongo foi traficada da África e viveu na Bahia. O enredo da escola homenageia essa figura histórica, que viveu na segunda metade do século 16 e abriu caminho para outras pessoas trans, mas, que teve sua história apagada por muito tempo.
Xica foi queimada em praça pública. A primeira travesti do Brasil se recusava a usar roupas masculinas e rejeitava diversos aspectos da masculinidade, e foi acusada a fazer parte de uma quadrilha de feiticeiros —o que a levou a ser queimada.
Para contar essa história, a Tuiuti contou com a presença de personalidades trans marcantes do país, tanto da política quanto da cultura nacional.
Na política, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi destaque na comissão de frente do Tuiuti. Também direto de Brasília para a Sapucaí, a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) é outro destaque no desfile da agremiação.
Deputada estadual do Rio de Janeiro, Dani Balbi (PCdoB) também desfilou na escola. Ainda da política, a vereadora de São Paulo Amanda Paschoal (PSOL), a deputada estadual de Sergipe Linda Brasil (PSL) e a vereadora de Belo Horizonte Juhlia Santos (PSOL-MG) confirmaram presença no sambódromo.
A cantora Pepita também foi destaque: a funkeira desfilou na segunda alegoria da escola. A cantora e atriz Valéria Barcelos, que atuou em "Terra e Paixão" (Globo), e a atriz Renata Carvalho também desfilaram pela Tuiuti.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.