Com enredo sobre a 1ª travesti do Brasil, Erika Hilton desfila pela Tuiuti

A deputada federal Erika Hilton, 32, irá desfilar na Sapucaí pela Paraíso da Tuiuti nesta terça-feira (4). O enredo da escola de samba homenageia Xica Manicongo, a primeira travesti da qual temos registro no Brasil.
O que aconteceu
Erika falou sobre a honra que é participar do desfile como a primeira travesti eleita deputada federal. A parlamentar falou à Quem que esse desfile é "como dar continuidade à história" e afirmou que: "Isso pra mim é um presente, uma dádiva e uma honra. Que Xica os guie".
Erika estará acompanhada por Duda Salabert e Dani Balbi. A deputada federal estará junta de suas colegas políticas, todas tendo marcado a história como pioneiras travestis em suas próprias regiões.
Xica Manicongo foi traficada da África e viveu na Bahia. O enredo da escola homenageia essa figura histórica, que viveu na segunda metade do século XVI e abriu caminho para outras pessoas trans, mas, que teve sua história apagada por muito tempo.
Xica foi queimada em praça pública. A primeira travesti do Brasil se recusava a usar roupas masculinas e diversos aspectos da masculinidade, e foi acusada a fazer parte de uma quadrilha de feiticeiros - o que a levou a ser queimada.
"Quando a escola diz que Xica vive na fumaça, a fumaça sou eu. A fumaça são tantas outras que persistiram a inquisição, a ditadura, a negação de direitos, a governos reacionários que atacam nossa dignidade".
Erika Hilton.
Noites de Carnaval no UOL
Até terça-feira, a meia-noite, Michelle Barros comanda as Noites de Carnaval do UOL, no YouTube de Splash e no Canal UOL na tv por assinatura.
Com Leão Lobo, Chico Barney, convidados e participações especiais, o programa reúne o melhor dos bastidores do Carnaval pelo Brasil.
Clique no sininho abaixo e não perca a edição de hoje.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.