Público vibra na Sapucaí com vitória de 'Ainda Estou Aqui' no Oscar

A primeira noite de desfiles do grupo especial do Rio virou clima de Copa do Mundo com a vitória de "Ainda Estou Aqui" na categoria de melhor filme internacional do Oscar.

Parte do elenco do filme se reuniu em um camarote e vibrou com a entrega do prêmio. Humberto Carrão, Olivia Torres e Guilherme Silveira marcaram presença.

Esse filme que é motivo de tanto orgulho, um país inteiro mobilizado por um filme acontecer em um dia de festa, numa Sapucaí, num dia de desfile da Mangueira, faz todo sentido também. [Estamos] vibrando pelos nossos amigos que estão lá. Humberto Carrão

Bárbara Paz, que presidiu a comissão que selecionou o filme para concorrer ao Oscar, também celebrou o clima de Carnaval em torno do prêmio. "É clima de Carnaval, Copa do Mundo, é tudo junto. O mais lindo de tudo é que o Brasil inteiro está torcendo. Acho que é uma história que deve ser contada, que deve ser repetida, deve ser lembrada. E Fernanda sempre foi uma atriz muito popular no Brasil. Então, assim, o Brasil inteiro tá torcendo, eu nunca vi assim uma coisa tão unânime."

No setor 11, o comemorou muito no momento do anúncio. Os foliões pularam, se abraçaram e gritaram com a notícia.

Entre os setores 2 e 3, o público de arquibancadas, frisas e camarotes receberam a notícias aos poucos. Com celulares na mão e mostrando a tela, os foliões iam comunicando uns aos outros a vitória. Neste momento, passava o segundo carro da Imperatriz, que chamava a atenção pelos detalhes das esculturas. Ou seja, não havia gritos ou interações com a escola. Quando a notícia da vitória chegou, uma gritaria tomou conta da Sapucaí este trecho.

Após o fim do desfile da Mocidade, o prêmio foi anunciado nos alto-falantes da Sapucaí, provocando uma nova onda de comemoração. "O cinema nacional vive um momento histórico com o filme 'Ainda Estou Aqui' concorrendo em três categorias no Oscar. E já temos o resultado. Atenção, Sapucaí! Vencemos na categoria melhor filme internacional. Vamos comemorar! Parabéns, Walter Salles! Parabéns, Fernanda Torres! Parabéns, Brasil! O Oscar é nosso!", anunciou o locutor.

Continua após a publicidade

Brasil ganhou primeiro Oscar com "Ainda Estou Aqui"

O longa dirigido por Walter Salles levou o Oscar de melhor filme internacional. O filme brasileiro superou o iraniano "A Semente do Fruto Sagrado", o francês "Emilia Pérez", a animação letã "Flow" e o dinamarquês "A Garota da Agulha".

"Ainda Estou Aqui" conta a história de Eunice Paiva, mãe de 5 filhos que precisa lidar com o desaparecimento de seu marido, o engenheiro Rubens Paiva, sequestrado e assassinado pela ditadura militar. O filme é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, filho caçula de Eunice e Rubens.

A primeira vitória do Brasil na categoria foi sua quinta indicação. O país já concorreu com "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996), "O Que É Isso, Companheiro?" (1998) e "Central do Brasil" (1999).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.