Fé e assombrações estão na 2ª noite do Grupo Especial do Rio de Janeiro

Mais quatro escolas voltam a Marquês de Sapucaí na noite desta segunda-feira (3). Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel formam a segunda noite do Grupo Especial carioca, que pela primeira vez está divido em três dias.
Quem começa as apresentações é a Unidos da Tijuca, às 22h. A escola do Borel vai cantar o orixá Logun-Edé, conhecido como santo menino que velho respeita. A Beija-Flor entra na sequência, às 23h30, homenageando um dos principais personagens da história da escola: Laíla, o importante diretor de Carnaval, morto em 2021.
Já o Salgueiro está previsto para iniciar o desfile por volta de 1h com o enredo "Salgueiro de Corpo Fechado". Encerrando o dia, a Unidos de Vila Isabel entra na avenida com "Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece", desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros.
O aumento no número de dias foi feito pela Liesa, entidade que organiza os desfiles, com o objetivo de deixar o espetáculo menos cansativo para o público. Além disso, com menos escolas por noite, todas as agremiações conseguem desfilar no escuro e, consequentemente, se valerem dos benefícios da moderna iluminação do sambódromo do Rio.
Outra novidade de 2025 é o esquenta das agremiações, aquele momento em que as escolas cantam hinos, exaltação e sambas antigos. Em vez de cinco minutos, agora serão 10 para aquecer os componentes.
Primeira noite
A abertura do Grupo Especial foi marcada por grandes desfiles do ponto de vista plástico, mas muitos erros técnicos por parte das agremiações. Viradouro e Mangueira foram as que mais levantaram a Sapucaí, mas tiveram falhas de fantasias e, principalmente evolução. A verde e rosa terminou a apresentação correndo para conseguir encerrar o desfile dentro do prazo limite. Já na Viradouro, dois membros passaram mal na dispersão e precisaram de atendimento médico.
A Unidos de Padre Miguel, que celebrou o retorno ao Especial após 53 anos, não escondeu a emoção da volta. E a Imperatriz Leopoldinense, que fez um desfile sobre uma lenda iorubá, foi impulsionada na avenida pela euforia da conquista do primeiro Oscar do Brasil. Na madrugada de terça para quarta-feira, encerram a elite do samba Mocidade Independente de Padre Miguel (22h), Paraíso do Tuiuti (23h30), Acadêmicos do Grande Rio (1h) e Portela (2h30).
Itens permitidos
Para quem vai ao sambódromo, vale lembrar que crianças e adolescentes de até 16 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. Não é permitido entrar na Sapucaí com isopores e outras embalagens térmicas, garrafas de vidro, armas, objetos cortantes, sinalizadores e fogos de artifício.
Por outro lado, os foliões podem levar até duas garrafas plásticas de 500 ml com água, suco, refrigerante ou cerveja. Também é permitido até dois itens de alimentação (fruta, salgado ou sanduíche).
Os desfiles serão avaliados por 36 jurados, que estarão divididos em quatro módulos de avaliação, cada um contendo nove quesitos. Desse total, sete deles ocupam a função pela primeira vez.
Noites de Carnaval no UOL
Até terça-feira, à meia-noite, Michelle Barros comanda as Noites de Carnaval do UOL, no YouTube de Splash e no Canal UOL, na TV por assinatura.
Com Leão Lobo, Chico Barney, convidados e participações especiais, o programa reúne o melhor dos bastidores do Carnaval pelo Brasil.
Clique no sininho abaixo e não perca a edição de hoje.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.