Após 78 anos, fundador faz último desfile no Esfarrapado: 'Minha vida toda'
Milton Credidio, um dos fundadores do tradicional Bloco Esfarrapado, no Bixiga, vai se aposentar dos desfiles carnavalescos após 78 anos comandando a festa no bairro de São Paulo.
Mais conhecido como Sr. Tinin, ele compareceu pela última vez como organizador do bloco nessa segunda. "Eu comecei com 11 anos de idade junto com o Armandinho Pugliesi. São 78 anos de bloco, quase a minha vida toda", contou ele ao UOL, refletindo sobre o tempo dedicado à tradição do bairro.
O Esfarrapado sempre foi algo enraizado na comunidade. "Ele é do bairro. Ele nunca saiu daqui. Nós nunca quisemos participar de nada fora da nossa comunidade, porque a nossa comunidade é que deixou crescer isso", diz Tinin.
Sr.Tinin afirma que embora esteja cansado, o amor pelo bloco continua: agora, ele pretende se manter envolvido com a festa de outras formas. "Eu falei para o meu presidente: 'Meu Deus, esse é o último ano que eu desfilo. Só quero agora ficar olhando. Não larguei do meu bloco, e ele nunca largou de mim".
Ele finaliza "Primeiro é Deus, segundo, a família e terceiro é o bloco esfarrapado."
Esfarrapado + Vai-Vai
O Bloco Esfarrapado, com 78 anos de história, é um dos maiores e mais tradicionais blocos de carnaval de rua de São Paulo, com raízes no Bixiga.
Maurizzio Bianchi, vice-presidente do Bloco Esfarrapado, afirmou que participa do bloco desde a infância. "O Bloco passa pela porta da minha casa e eu moro na mesma rua desde que eu nasci".
Maurizzio explicou que, desde sua fundação, o Bloco Esfarrapado cresceu muito e hoje reúne milhares de foliões, mas sempre mantendo seu compromisso com a comunidade local. " O bairro do Bixiga é um grande apoiador do bloco e o comércio também se beneficia da movimentação durante o carnaval"

Além disso, Maurizzio falou sobre a convivência entre o Bloco Esfarrapado e o Vai-Vai, dois dos maiores nomes do carnaval paulistano. Ele explicou que todos compartilham uma relação de colaboração.
"Essencialmente falando, todos nós somos Vai-Vai e Bloco Esfarrapado. Muitos membros do bloco são envolvidos com o Vai Vai e desfilam.", diz.
Bruno Silva, por exemplo, produtor do Bloco Esfarrapado e apoio da bateria do Vai-Vai, também compartilhou sua experiência no carnaval. Com 35 anos, Bruno está envolvido no Bloco há cerca de 10 anos, ajudando com a produção e auxiliando os foliões.
"Desde criança que eu vejo o Bloco. Faz uns 10 anos que estou envolvido".
Bruno também falou sobre sua função no Vai-Vai. "Todos têm relação com a Vai-Vai, quase todos os integrantes desfilaram. A relação é totalmente única. Quase todos os integrantes do bloco desfilaram. A gente quer o título."
Noites de Carnaval no UOL
Até terça-feira, a meia-noite, Michelle Barros comanda as Noites de Carnaval do UOL, no YouTube de Splash e no Canal UOL, na TV por assinatura.
Com Leão Lobo, Chico Barney, convidados e participações especiais, o programa reúne o melhor dos bastidores do Carnaval pelo Brasil.
Clique no sininho abaixo e não perca a edição de hoje.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.