Conteúdo publicado há 16 dias

'Momento histórico': Carnaval do RJ tem 10 enredos afro, destaca babalaô

Ivanir dos Santos, o babalaô e doutor em história comparada pela UFRJ, abriu os caminhos para o início dos desfiles do Grupo Especial no Rio. Aos 70 anos, ele veio puxando a comissão de frente da Unidos de Padre Miguel, na Marquês de Sapucaí, que destacou o Carnaval 2025 como histórico pelos enredos.

Um grande momento da histórico no Brasil, com dez das 12 escolas com enredo afro, sendo nove diretamente sobre religiões afro e povos ancestrais. Isto num momento de tanta intolerância religiosa no país.
Ivanis dos Santos

O que aconteceu

A Unidos de Padre Miguel foi a primeira escola a entrar na Sapucaí com o enredo "Egbé Iya Nassô". Ele aborda a trajetória da africana Iyá Nassô e do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, de Salvador, conhecido como o mais antigo templo afro-brasileiro ainda em funcionamento.

Ivanir é a maior referência brasileira a nível internacional de combate à intolerância religiosa. Ele tem uma trajetória marcada pela defesa das religiões de matriz africana e pela luta contra o preconceito. É uma referência internacional, com sua missão de transformar a realidade social do Brasil.

Pela primeira vez, os desfiles do Grupo Especial no Rio foram divididos em três dias. Além da Unidos de Padre Miguel, também passam pela Sapucaí nessa primeira noite as escolas Imperatriz Leopoldinense, Unidos do Viradouro e Estação Primeira de Mangueira.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.