Blocos do Rio geraram 86,5 toneladas de lixo somente em um dia

Os blocos de rua do Carnaval do Rio de Janeiro geraram 86,5 toneladas de lixo somente ontem. O valor supera o do ano passado, quando os blocos geraram 53,8 toneladas de lixo no fim de semana do carnaval.
O que aconteceu
Dados foram divulgados hoje pela prefeitura do Rio. Dos blocos que desfilaram no sábado, o que gerou mais resíduos foi o Banda de Ipanema, com 9,8 toneladas, seguido pelo bloco Amigos da Onça, com 8,6 toneladas de resíduos. Serviço de limpeza do município já removeu 336,5 toneladas de lixo desde o pré-carnaval oficial, iniciado em 1º de fevereiro.
No ano passado, o Bloco da Anitta foi o que gerou maior volume de resíduos no fim de semana de carnaval: 10,5 toneladas, segundo a Comlurb. Neste ano, o bloco da cantora será realizado depois do carnaval, no dia 8 de março.
Resíduos de um dia dos blocos de rua é maior do que o recolhido em dois dias de desfiles no sambódromo. Segundo a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), foram recolhidos na Marques de Sapucaí 71,2 toneladas de lixo nos dois dias de desfiles da série Ouro, realizados na sexta e no sábado. O valor inclui os resíduos na parte interna e também no entorno do sambódromo.
No ano passado, blocos de rua do Rio geraram 738 toneladas de resíduos desde o pré-carnaval. Ao todo, Comlurb registrou 1,4 mil toneladas de resíduos recolhido durante todo o carnaval de 2024. Neste ano, a quantidade de resíduos do pré-carnaval até o momento está em 538 toneladas.
Megaoperação
Comlurb mobilizou 8,5 mil garis para atuar em todos os pontos do carnaval na capital fluminense. Ao todo, equipe ainda conta com 200 veículos de limpeza para atuar na megaoperação de limpeza realizada antes, durante e após o Carnaval do Rio.
Prefeitura disponibilizou 12,5 mil contêineres. Equipamentos para descarte de lixo estão espalhados por toda cidade e representam um número quase dez vezes maior que o disponibilizado ano passado, quando foram espalhados 3 mil contêineres para descarte de lixo.
Município mais que dobra o uso de essência de eucalipto para deixar ruas mais agradáveis. Neste ano o Carnaval do Rio conta com mais de 5 mil litros de essência concentrada. No ano passado foram utilizados 2 mil litros do produto, que é aplicado após a lavagem das vias por onde passam os blocos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.