Conteúdo publicado há 19 dias

Lideranças indígenas reforçam mensagem em desfile da Acadêmicos do Tucuruvi

Com "Assojaba - a Busca pelo Manto", a Acadêmicos do Tucuruvi quer chamar atenção para o monumento de barbárie por meio do manto tupinambá Assojaba.

O que aconteceu

A vestimenta sagrada indígena do século XVII voltou ao Brasil em setembro de 2024, depois de 15 anos de negociação entre os governos brasileiro e dinamarquês. A peça rara estava exposta no Museu Nacional da Dinamarca.

Na última alegoria do desfile, lideranças indígenas convidadas pela agremiação reforçam a mensagem pelo respeito aos povos originários do Brasil. Karol Muiraquitã, 39, faz parte da tribo tupinambá de Olivença, Ilhéus, Bahia — de onde o manto que inspirou o enredo foi tirado há mais de 300 anos.

Viemos especialmente para esse desfile. Estamos lisonjeados com a oportunidade para reivindicar as nossas pautas. Karol Muiraquitã em entrevista ao UOL

Noites de Carnaval no UOL

Até terça-feira, a meia-noite, Michelle Barros comanda as Noites de Carnaval do UOL, no YouTube de Splash e no Canal UOL na tv por assinatura.

Com Leão Lobo, Chico Barney, convidados e participações especiais, o programa reúne o melhor dos bastidores do Carnaval pelo Brasil.

Clique no sininho abaixo e não perca a edição de hoje.

Siga o UOL Carnaval no

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.