Qual música de Caetano marcou sua vida? O que te emociona no Tarado Ni Você

Muitos dos foliões que acompanham o Tarado Ni Você têm uma relação afetiva e poética com a obra de Caetano Veloso. Neste ano, o bloco faz uma homenagem aos 50 anos dos álbuns Joia e Qualquer Coisa, do cantor, um dos maiores artistas brasileiros.

O desfile deste sábado (1) foi marcado por coros de "Sem Anistia", referência aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, e por Fernanda Torres, no Oscar. Ela concorre à estatueta da Academia na categoria Melhor Atriz. O filme concorre à Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.

Coros à parte, a tônica são as composições de Caetano. Para muitos dos foliões, é dele a música que marca suas vidas. Cantá-las é como uma viagem no tempo muito particular.

Sérgio Barboni, 42, elege "Transa" sua música favorita da vida, porque invoca uma atmosfera de conquistas em uma sociedade livre de preconceitos na qual ele gostaria de viver.

Quando os primeiros versos dizem "Um amor assim delicado, você pega e despreza. Não devia ter despertado. Ajoelha e não reza"....a memória afetiva de Jacqueline Plensack começa a funcionar.

'Queixa'! Meus pais ouviam muito Caetano e tenho a memória dessa musica, enquanto fazia lição de casa. Eu brinco que estou condicionada: só consigo estudar e aprender se estiver ouvindo Caetano Jacqueline Plensack, 37

Para cá de Marrakesh, Thiago Bobbi, 39, tem de imediato a resposta à pergunta: "'Qualquer Coisa'! Me lembra um amor do passado que foi muito importante", afirma.

Tarado Ni Você em frente ao Teatro Municipal de São Paulo
Tarado Ni Você em frente ao Teatro Municipal de São Paulo Imagem: Marcelo Justo/UOL

"Sampa", responde de imediato a cantora Any Gabrielly.

Continua após a publicidade

Eu morei fora por quatro anos e tinha a visão que muitos brasileiros têm, de que lá fora é melhor. Quando voltei para cá, entendi em um nivel muito profundo o que Caetano fala nessa canção. Me reapaixonei pela minha cidade e hoje sinto muito orgulho! Any Gabrielly, cantora

Diego Morais, cantor do trio, escolhe a versatilidade de Caetano em "Para ver o Ilê Passar" , que, para ele, poeticamente dita as regras de um bom carnaval.

Com uma festa de cores, o bloco ocupou a frente do Teatro Municipal de São Paulo. As cores azul e amarelo, citadas na música Joia, apareceram nas roupas dos componentes do bloco e do público, contrastando com o cinza da cidade.

Noites de Carnaval no UOL

Até terça-feira, à meia-noite, Michelle Barros comanda as Noites de Carnaval do UOL, no YouTube de Splash e no Canal UOL, na TV por assinatura.


Com Leão Lobo, Chico Barney, convidados e participações especiais, o programa reúne o melhor dos bastidores do Carnaval pelo Brasil.

Clique no sininho abaixo e não perca a edição de hoje.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.