Conteúdo publicado há 17 dias

Tem um ídolo da música? Ele deve estar em algum bloco de Carnaval em SP

Se tem uma coisa que não falta no Carnaval são diferentes tipos de blocos - espalhados pela cidade, para todos os gostos. Há algum tempo a festa se revela, também, uma oportunidade para homenagear ídolos da música nacional e internacional. Sobram opções para quem quer cantar e pular ouvindo sucessos populares em ritmos que nem os próprios compositores poderiam imaginar ver suas músicas.

Você sabia que existem, por exemplo, ao menos, três blocos que homenageiam Gal Costa, em São Paulo? Raul Seixas e Tim Maia também estão entre os queridinhos dos foliões, cada um com, também ao menos, três blocos. E não para por aí. Rita Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Chico Buarque, Novos Baianos e Cazuza são alguns dos nomes que inspiram blocos de Carnaval na capital paulista. Até os Beatles caem no samba todos os anos com o Sargento Pimenta.

Confira alguns desses blocos:

Ritaleena

O bloco homenageia a cidade de São Paulo e a rainha roqueira Rita Lee. Idealizado por Yumi Sakate e Alessa Camarinha, o repertório é composto por releituras de músicas de Rita Lee, a rainha do rock nacional, em ritmos de Carnaval.

Bloco Ritaleena homenageia Rita Lee
Bloco Ritaleena homenageia Rita Lee Imagem: Divulgação

Tarado Ni Você

Celebrando 11 anos de existência, o Tarado Ni Você homenageia a vasta obra do cantor e compositor Caetano Veloso e se encontra tradicionalmente no sábado de Carnaval no cruzamento das avenidas Ipiranga com a São João, na região central de São Paulo.

A gente vê o Caetano como um poeta. Suas músicas são como esses álbuns de fotografia, que a gente olha e se inspira para poder criar memórias que sejam inesquecíveis Rodrigo Guima, diretor criativo e fundador do bloco Tarado Ni Você.

Continua após a publicidade
Tarado Ni Você
Tarado Ni Você Imagem: Gabriel Cabral - 2.mar.2019/Folhapress

Besta é Tu

Fundado em 2016, o Besta É Tu é uma homenagem aos Novos Baianos e leva o nome de um clássico da banda. Espalhando a felicidade e toda veia carnavalesca de um dos principais grupos da Tropicália pelas ruas, o bloco celebra celebra clássicos da MPB em ritmo carnavalesco e não deixa ninguém parado na Vila Madalena.

Samby e Junior

Sandy & Júnior no samba? Sim, no Carnaval de São Paulo tem de tudo.

A dupla marcou uma geração inteira, não só pela música, mas pelo impacto cultural em diversas áreas, como: moda, novelas, séries e comportamento, que inspirou crianças e adolescentes nos anos 90 e 2000.

Continua após a publicidade

A ideia do bloco é trazer uma nostalgia de uma forma irreverente, carnavalesca, transformando esses hits da dupla em verdadeiros hinos de folia Giovanna Adamov, diretora do Bloco Samby e Junior.

BenJores

O BenJores é uma viagem encantadora pelas ruas do Rio em São Paulo. O repertório é composto por releituras de músicas do cantor carioca Jorge Ben Jor, ele leva os foliões a uma jornada repleta de ritmo, cor e pura alegria.

Durante a pandemia, eu e meus amigos conversamos e decidimos iríamos fundar o nosso bloco em homenagem ao Jorge Ben, E foi isso que aconteceu: um bloco leve para amigos, para as pessoas que curtam o Jorge, um artista eclético , que transcede ritmos e a cara do Carnaval, Bruno Carino,fundador do bloco

BenJores é composto por releituras de músicas do cantor carioca Jorge Ben Jor
BenJores é composto por releituras de músicas do cantor carioca Jorge Ben Jor Imagem: Divulgação

Filhos de Gil

O bloco é uma referência aos Filhos de Gandhi, que é o bloco do coração de Gilberto Gil. O repertório traz um desfile de sucessos como "Toda Menina Baiana", "Palco", "Filhos de Gandhi, "Emoriô" e clássicos da música brasileira que transmitem a vibe do Carnaval.

Continua após a publicidade

Eu vi o primeiro desfile do Explode Coração que homenageia a Betânia e pensei: 'Tá faltando um bloco em São Paulo que homenageia o Gilberto Gil. Achei que isso ia ser muito bonito de trazer para o Carnaval da capital paulista, Pedro Keiner, fundador

Explode Coração

O bloco decidiu homenagear Maria Bethânia para celebrar a grandeza de sua carreira e a importância de sua arte, celebrando suas diversas influências e tradições.

O nome Explode Coração é inspirado na música composta por Gonzaguinha. Lançada no álbum Álibi de 1978, a música se tornou um dos maiores sucessos da cantora e fez parte da trilha sonora da novela Explode Coração de 1995, escrita por Glória Perez.

Bloco Explode Coração hoenageia Maria Bethânia
Bloco Explode Coração hoenageia Maria Bethânia Imagem: Reprodução/ Facebook

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.