País do Carnaval? Maioria não acompanha festa e prefere ficar em casa

A pesquisa "Ainda somos o país do Carnaval?", realizada pela MindMiners, revela que 58% dos brasileiros não têm o hábito de acompanhar o Carnaval, enquanto 43% se envolvem de alguma forma com a festa. Entre os que participam ativamente, a segurança é uma preocupação constante, com muitos relatando furtos e assaltos durante as festividades. Já entre os que não acompanham, maioria prefere aproveitar o feriado descansando em casa.

O que aconteceu

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas de diferentes regiões do Brasil. Os entrevistados tinham mais de 18 anos e pertenciam às classes sociais ABC.

57% dos entrevistados não acompanham o Carnaval. A pesquisa da MindMiners mostrou que a maioria dos brasileiros não se envolve com a festa.

70% dos que não acompanham a festa preferem descansar em casa. Outras atividades comuns para quem curte ficar longe da folia incluem assistir a filmes e séries (54%), organizar a casa (33%), encontrar familiares e amigos (30%) e viajar para locais tranquilos (21%).

Maioria dos que gostam prefere acompanhar pela TV

43% dos brasileiros participam do Carnaval de alguma forma. Entre esses, a maioria (35%) acompanha pela TV ou online, e 18% gosta de fazer parte da folia, participando de eventos como blocos de rua, festas e desfiles.

81% dos foliões preferem blocos de rua. No entanto, apontam a infraestrutura precária e a falta de segurança como desafios.

52% dos foliões ativos já foram furtados durante o Carnaval. Além disso, 29% relataram assaltos e 24% sofreram assédio sexual.

44% dos foliões levam seu celular principal para os eventos. Destes, 58% evitam usá-lo em público para prevenir roubos.

Continua após a publicidade

82% preferem curtir o Carnaval em sua própria cidade. Segundo a pesquisa da MindMiners, a maioria dos foliões opta por permanecer em suas cidades durante a festa.

O consumo de bebidas alcoólicas é alto entre os foliões. Cerca de 81% consomem álcool, mas muitos também buscam alternativas para manter a energia, como água e refrigerantes.

Desafios e melhorias para o Carnaval

Infraestrutura e segurança são pontos críticos para os foliões. Segundo a pesquisa da MindMiners, melhorias em banheiros, áreas sombreadas e policiamento são necessárias.

Mobilidade urbana é um desafio durante o evento. Muitos foliões utilizam aplicativos de transporte ou caminham até os blocos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.