Conteúdo publicado há 26 dias

Viviane Araújo diz se planeja se aposentar do Carnaval: 'Tenho consciência'

Viviane Araújo, 49, celebra em 2025 três décadas de dedicação ao Carnaval brasileiro.

O que aconteceu

A atriz enxerga o amor pela folia como um fator primordial para seguir há tantos anos na ativa. "Não é questão de se reinventar, é de se manter viva, presente e ali com realmente amor. Acho que isso que faz a diferença. É essa minha essência, fazer aquilo que amo, o que me proponho a fazer. Respeito estar ali, com esse amor verdadeiro. As pessoas conseguem enxergar isso dentro de mim e acho que isso que me mantém todos esses anos", declarou ela à revista Marie Claire.

Veterana da Sapucaí, Viviane admite se chatear com o etarismo e a pressão para deixar as quadras. "Já me perguntaram várias vezes, principalmente quando vem chegando a idade e começa o etarismo, que tudo tem um tempo, que você não pode fazer isso se tem determinada idade. Essa cobrança, principalmente às mulheres, é muito grande e forte. É muito chato, me chateia."

Ela deixa claro, entretanto, que só vai parar quando - e se - quiser. "Quem sabe do momento em que podemos ou não [fazer algo] somos nós mesmas. Tenho muita consciência de que uma hora eu vou parar, mas quem vai decidir sou eu. Não vai ser ninguém falando que já está na hora de eu parar. Isso para mim não existe, está fora [de cogitação]."

'Cada uma tem seu espaço'

Viviane admite ser contra as críticas a famosas que, mesmo sem um passado no samba, tornam-se musas ou rainhas. "Essa questão é complicada, com essa coisa da mídia que as pessoas acham que têm o direito de chegar e apontar o dedo: 'Ah, você não samba nada. Fulana é melhor'. Isso é muito chato, ruim, eu não gosto dessas coisas assim."

Ela entende que todo artista merece ter seu histórico e talento valorizados. "Cada uma tem seu valor, seu espaço, história e o porquê está ali. É claro que a gente não pode comparar uma menina que está ali desde criança em uma escola de samba, que o samba está ali no sangue. Mas não vamos também desmerecer alguém que chega e tem vontade, quer estar ali, quer aprender."

A estrela é terminantemente contra a rivalização entre mulheres, em qualquer contexto. "Cada uma tem um lugar naquele espaço para brilhar, fazer acontecer e ser feliz. Eu mesma não sambo como uma passista, mas eu sambo meu samba, que é lindo, para mim é lindo. Sei que tem gente que gosta e gente que não gosta e, para mim, está tudo bem. O que me incomoda um pouco é quando você compara uma com a outra, as pessoas se sentem no direito e dão muito palco para esse tipo de assunto."

De bem com a vida e com o corpo

Fã de desfilar que é, Viviane conta que se cuida o ano todo para estar bonita no Carnaval. "Sempre fiz exercícios, sempre gostei de fazer coisas que envolvessem movimento com meu corpo como dança, ginástica, musculação."

Continua após a publicidade

Prestes a completar 50 anos, ela garante estar mais tranquila que nunca em relação ao próprio corpo. "Minha relação com meu corpo é de boa, sempre gostei de me cuidar. Eu posso dizer que hoje eu tô muito realizada, na minha melhor forma, melhor fase, com os 50 anos que eu completarei. Hoje, a minha relação com meu corpo é essa, muito feliz. Me sinto bem, vou para minha academia, faço meu treino e saio de lá feliz."

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.