Viradouro busca tetra abençoada por heroi quilombola e entidade espiritual

Atual campeã do Carnaval carioca, a Viradouro tentará o quarto título com o enredo "Malunguinho - O Mensageiro dos Três Mundos", que conta a história de João Batista, líder da resistência contra a escravidão. Ele espalhou medo entre os senhores de engenho e organizou a luta nos mocambos do manguezal em Pernambuco.
Malunguinho se tornou um símbolo de liberdade, guiado pelos Encantados e pela força da Jurema Sagrada, religião de matriz afro-indígena.
No seu décimo Carnaval no Rio e bicampeão pela vermelha e branca, o carnavalesco Tarcísio Zanon explica que gosta de trazer temas pouco conhecidos do grande público, ajudando a revelar personagens importantes da cultura brasileira.
Estou sempre nessa luta, nessa saga para que a gente possa descobrir os nossos verdadeiros heróis, e assim também tem sido com Malunguinho nesse Carnaval Tarcísio Zanon, carnavalesco

O desfile mostrará a trajetória de Malunguinho como guerreiro e sua transformação em entidade espiritual. Ele é visto como Caboclo da Mata, Mestre e Exu-trunqueiro, transitando entre diferentes mundos e protegendo seu povo.
Tarcísio destaca um conceito essencial do enredo: a "miração", que significa olhar para dentro. "Foi um aprendizado para mim", diz o carnavalesco. "A Viradouro tem feito isso, valorizando cada vez mais seus profissionais e sua comunidade, para que essa energia se expanda para o espetáculo."
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.