Galo da Madrugada reina no Carnaval do Recife com seus 32 metros de altura

Um dos maiores símbolos do Carnaval do Recife já está reinando altivo na capital pernambucana. O Galo da Ponte de 2025 levanta a bandeira da responsabilidade social e da sustentabilidade e é o mais alto da história: são 32 metros, cinco a mais que o antecessor.

O Galo Cidadão, como a escultura está sendo chamada, chega trazendo mensagens de respeito e deferência à inclusão da população neurodivergente (portadores do TEA), saudando o meio ambiente, homenageando os catadores de lixo como protagonistas da educação ambiental e reverenciando manifestações culturais e agremiações carnavalescas mais do que presentes no ciclo momesco do Recife: o Frevo, os Maracatus de Baque Solto e os brinquedos de La Ursa — lembrando legado dos povos ciganos em Pernambuco.

Escultura do Galo Cidadão Ecológico na Ponte Duarte Coelho
Escultura do Galo Cidadão Ecológico na Ponte Duarte Coelho Imagem: Anderson Maia/Divulgação

Parte da roupa do galo foi feita com garrafa pet doadas pelas população. Todas as etapas de construção da escultura foram rastreadas para que possa ser realizada a compensação do crédito de carbono na edição do próximo ano. Será a primeira vez que a maior obra de arte do carnaval do Recife terá esta iniciativa — reduzindo os impactos produtivos como marco no ano da COP 30 no Brasil.

A paleta de cores faz referência ao frevo e importantes manifestações de brinquedos carnavalescos. As asas, revestidas de azul, fazem menção à cor alusiva à população autista, que também será rememorada no colar de quebra-cabeças, identificação mundial para pessoas com autismo e que se torna símbolo de um Carnaval cada vez mais inclusivo. Ressalte-se que as cores utilizadas estão presentes na sombrinha do frevo e também sintonizam com a bandeira de Pernambuco.

Os pés do Galo Cidadão Ecológico ganharam sandálias no estilo Muxarabi (com amarrações nos 'tornozelos') feitas de pneus reciclados. A seus pés, o Galo conta com um jardim cenográfico upcycle com cerca de 100 flores confeccionadas com materiais descartados. O jardim gigante é inspirado na obra do paisagista Burle Marx.

Escultura do Galo Cidadão Ecológico na Ponte Duarte Coelho
Escultura do Galo Cidadão Ecológico na Ponte Duarte Coelho Imagem: Anderson Maia/Divulgação

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.