Mais antigo bloco de SP, Esfarrapado celebra a tradição do Carnaval de rua

O bloco mais antigo da cidade de São Paulo, o Esfarrapado, mantém as tradições das marchinhas e vai sair na Segunda-Feira de Carnaval (3) pelas ruas do bairro do Bixiga, na região central de São Paulo.

Criado por seis amigos, entre eles, Armandinho Puglisi, Milton Credidio, o Tinin, e Walter Taverna, na Segunda-Feira do Carnaval de 1947, o bloco é o símbolo da folia de rua do principal reduto do samba e uma alusão ao modo como os foliões se vestem para o cortejo.

Tinin, um dos fundadores dos Esfarrapado
Tinin, um dos fundadores dos Esfarrapado Imagem: Divulgação

Para Maurizio Bainchi, vice-presidente do Bloco Esfarrapado, o sentimento de ser o bloco mais antigo de São Paulo e defender a tradição é de satisfação e, ao mesmo tempo, de responsabilidade.

Responsabilidade de mantermos a tradição, de mostrarmos como é o verdadeiro Carnaval de rua com sua a espontaneidade, liberdade e a alegria de reunir amigos, famílias e crianças com o objetivo de se divertir Maurizio Bainchi

A concentração será a partir das 10h, na esquina das ruas Treze de Maio e Conselheiro Carrão. Depois, o Esfarrapado passa pelas ruas Almirante Marques de Leão, Una, Rocha, a praça 14 Bis, Rua Manoel Dutra, Maria José, Brigadeiro Luis Antônio, Major Diogo e Santo Antônio, antes de voltar ao ponto de partida.

Carnaval de rua é liberdade e tradição. A velha guarda merece respeito. O Bixiga luta diariamente por sua sobrevivência cultural. Maurizio Bainchi

Tradicional bloco Esfarrapado toma as ruas do Bixiga, em São Paulo
Tradicional bloco Esfarrapado toma as ruas do Bixiga, em São Paulo Imagem: Edson Lopes Jr./Uol

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.