Conteúdo publicado há 28 dias

'Sem anistia', gritam foliões no Baixo Augusta em homenagem a Rubens Paiva

Um dos principais blocos de Carnaval de São Paulo, o Acadêmicos do Baixo Augusta arrastou milhares de foliões pelo centro da capital para seu desfile, que este ano homenageia o cantor Jorge Aragão, um dos maiores sambistas da MPB. O escritor Marcelo Rubens Paiva, porta-estandarte desde de fundação do bloco, também foi celebrado com um axé para trazer sorte à disputa do Oscar do filme "Ainda Estou Aqui", baseado em seu livro - a premiação acontece justamente no domingo de Carnaval.

Minutos antes do bloco começar, integrantes do bloco.e familiares do escritor se reuniram em frente ao trio elétrico com ele, que usava uma máscara com o rosto de Fernanda Torres. Simoninha cantou a música trilha sonora do filme e em dois momentos o escritor pegou o microfone e cantou o refrão. Depois disso, Paiva gritou: "Viva Fernanda Torres! Viva Walter Salles!". Os foliões responderam: "Sem anistia!".

A concentração do bloco começou por volta das 13h na esquina da rua da Consolação com a avenida Paulista. Nem mesmo o sol forte e o calor de 30 graus desanimou os foliões que dançavam e cantavam em coro as músicas. Ao longo do cortejo do bloco na descida da rua da Consolação, moradores da região se juntaram nas janelas e varandas para acompanhar o desfile.

Simoninha falou com UOL, antes do início do cortejo, sobre a expectativa para o desfile do bloco e da felicidade de mandar o axé de boas energias para Paiva e de homenagear Jorge Aragão. "Não tem como não estar feliz, a gente se prepara muito para isto, para entregar essa festa para a cidade de São Paulo", disse o cantor, que espera que não haja chuva hoje na capital. "Torcendo para não chover, mas, se vier, abençoa também a gente. O importante é todo mundo sair feliz daqui".

Cofundador da agremiação, Ale Youssef contou que os fundadores do Baixo Augusta estão muito emocionados pela oportunidade de homenagear Paiva e Jorge Aragão. "Ele é o símbolo desse bairro, da contracultura, da boemia e da dramaturgia de São Paulo. Desde o primeiro ano é estandarte e escreveu essa obra-prima, 'Ainda Estou Aqui', que deu origem ao filme", disse Youssef, antes do cortejo.

Youssef lembrou da história de 16 anos do Baixo Augusta e de toda a energia acumulada de ativismo, que luta todo dia pela possibilidade de ocupação da cidade com cultura e arte. "O Baixo Augusta é um divisor de águas que colocou a cultura para a rua e possibilitou essa maravilha que é o Carnaval de Rua da São Paulo. Eu estou muito emocionado também por homenagear o grande, o gigante Jorge Aragão e ter a honra da sua presença no bloco."

A agremiação tem neste ano a participação especial do homenageado Jorge Aragão, que vai encerrar o cortejo. Além dele, o desfile tem na programação a apresentação dos cantores Otto, Tássia Reis, a madrinha do bloco Tulipa Ruiz, Yago Oproprio e Wilson Simoninha no comando da banda. Completam a agremiação a rainha a atriz Alessandra Negrini, a ex-BBB Thelminha como diva, e Márcia Dailyn, no posto de musa.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.