Portela leva Milton Nascimento à Sapucaí: 'Inspiração de humanidade'

Quando soube que seria o homenageado do enredo da Portela no Carnaval 2025, Milton Nascimento, 82, custou a acreditar. "Poxa, é mesmo? É, mas é de verdade?", perguntou ele ao carnavalesco André Rodrigues, refletindo toda a humildade que marca a trajetória do artista. É o próprio portelense quem narra essa história a UOL.
"A gente falou que era de verdade. Eu acho que, dentro da humildade dele, ele demorou a entender. E isso é lindo de ver. Ele reflete muito tudo aquilo que a obra dele traz. Acho que o Milton é uma inspiração de humanidade, de poesia, de brasilidade. É um poder de tocar as pessoas e de moldar quem a gente é como nação", emociona-se o carnavalesco, que divide o trabalho com Antônio Gonzaga.
Essa é a primeira vez que a escola centenária homenageia alguém em vida. No enredo "Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol. Uma homenagem a Milton Nascimento", a dupla, mais do que contar a história do cantor, que se aposentou dos palcos em 2022, quer traduzir em cores, formas e melodias a emoção que Bituca desperta nas pessoas.
"A gente não está preocupado em contar a história biográfica dele, mas em transmitir o que ele causa no coração das pessoas", explica Gonzaga.
Ele narra que Milton acompanhou de perto a preparação do desfile. E entrega um detalhe especial: "Ele visitou nosso barracão, a quadra da Portela, e fomos à casa dele para oficializar o convite. Ele ficou muito feliz e emocionado. E ficou lindo de azul e branco."
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.