Fim de semana de pré-Carnaval vai do samba ao brega em teste de fôlego

O teste de fôlego do fim de semana de pré-Carnaval, em São Paulo e no Rio, foi marcado por uma mistura de ritmos, no sábado (22), e grandes blocos tradicionais das duas capitais, no domingo (23). Forró, axé, samba, pagode, tecnobrega. De Alceu Valença à Jorge Aragão, com direito a Luiza Sonza e Gaby Amarantos, teve de tudo. E o Carnaval "real oficial" ainda nem começou.
Sábado de funk no Rio e xote, baião, piseiro e pagode em SP
No Rio, o Bloco da Favorita teve funk, celebridades, dancinha de TikTok e uma saudação à Anitta, mesmo ausente. O bloco é uma atração à parte no pré-Carnaval carioca, celebrando um dos ritmos que marcam a cidade. Segundo a organização, o bloco atraiu 50 mil foliões à região.
Os foliões capricharam em adereços que pudessem também proteger contra o Sol. A sensação térmica próxima de 40ºC não desanimou os foliões, mas exigiu ainda mais criatividade para enfrentar o calorão.
Ao todo, 160 mil pessoas ocuparam as ruas do Rio para curtir os blocos. O balanço é da Riotur, a empresa municipal de Turismo da capital.
Em SP, o Ibirapuera virou Nordeste com baixão, xote, chita, Alceu Valença e Mariana Aydar. O Bloco Maluco Beleza, do Alceu Valença, e o Forrozin, da Mariana Aydar, atraíram uma multidão que emendou os dois blocos sob um calor de mais de 30ºC. Mariana Aydar abriu os trabalhos do dia. Alceu Valença veio na sequência. Muitos foliões aproveitaram para trocar as marchinhas pelo forró juntinho.
A Av. Faria Lima, coração financeiro de SP, se rendeu à folia e ao piseiro de João Gomes. Os conjuntos de coletes "pufer", calça social e camisa deram lugar à pouquíssima roupa, maquiagem e muita cor neste Carnaval em SP. Dois grandes blocos movimentam a via no sábado: o Bloco do Abrava e o Bangalafumenga.
O Bangalafumenga convidou João Gomes para levar o piseiro à folia. "Trazer um pouco de Pernambuco para SP é maravilhoso. Tem muito sentimento, é muita alegria, a galera se entrega de verdade. É muito massa", revelou João Gomes ao UOL.
O Bloco do Abrava homenageou Silvio Santos com muita marchinha e MPB. O repertório incluiu as clássicas "A Pipa do Vovô" e "Transplante do Coração". As músicas foram gravadas por Silvio Santos e eram reproduzidas nos intervalos comerciais do SBT. Tokinho e a ex-BBB Jessi marcaram presença no bloco.
O Casa Comigo celebrou os hits dos anos 1990 e atraiu uma multidão para o bairro de Pinheiros. No palco, grandes atrações garantiram a animação do público: o grupo Tchakabum levantou a galera com sucessos como "Onda Onda (Olha a Onda)", enquanto Salgadinho, ex-vocalista do Katinguelê, emocionou com hits do pagode romântico. O Baile da DZ7 trouxe remixes exclusivos que misturaram o melhor do funk e do pagode, consolidando a tradição de anos com o bloco.
Domingo teve tecnobrega no Rio, e Baixo Augusta em SP

O Acadêmicos do Baixo Augusta fez seu cortejo no domingo, em SP, homenageando o cantor Jorge Aragão, um dos maiores sambistas da MPB. O escritor Marcelo Rubens Paiva, porta-estandarte desde de fundação do bloco, também foi celebrado com um axé para trazer sorte à disputa do Oscar do filme "Ainda Estou Aqui", baseado em seu livro - a premiação acontece justamente no domingo de Carnaval.
O desfile foi marcado por um princípio de tumulto: um folião jogou uma lata de cerveja na direção de Marcelo Rubens Paiva. Isso aconteceu antes do início do cortejo. Membros do bloco, junto com o escritor, saíram do cordão de isolamento e discutiram com o homem que teria lançado o objeto, gerando uma confusão. O grupo precisou ser separado.
O Bloco "Modo Surto", de Luísa Sonza, faz sua 2º edição no pré-Carnaval de SP e teve a presença de Dennis DJ. Em entrevista à imprensa antes do bloco, Luísa Sonza disse que quer pegar "experiência de bloco" antes de partir para outros destinos de Carnaval, como em Salvador.


Fogo e Paixão levou o tecnobrega para as ruas do Rio. O bloco completa 15 anos em 2025 e comemorou a data com um "CarnaValsa".
Gaby Amarantos levantou a multidão com "Ex Mai Love". A canção, quase um clássico do tecnobrega, levou os fãs a cantaram em coro.
O Cordão do Boitatá levou orquestra com 150 músicos para as ruas. Com 29 anos de tradição, o Cordão do Boitatá é conhecido por sua bateria e orquestra de sopros.
Os foliões capricharam na fantasia para curtir o Boitatá. Fantasias alinhadas ao noticiário trouxeram para a folia Ozempic e os ovos da musa fitness Gracyanne.
O bloco Suvaco de Cristo fez seu penúltimo desfile. O grupo completa 40 anos de história e está em clima de despedida. O público estimado é de 20 mil pessoas. O bloco leva este nome porque desfila embaixo do Cristo Redentor. "O Suvaco sai da rua para entrar na história. Nossa missão está cumprida", declarou o fundador do bloco João Avelleira. Durante o desfile, os foliões reviveram momentos icônicos ao som de "Bundalelê", de Lenine e Bráulio Tavares.

Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.