Globo volta com jornalismo no Carnaval após rejeição a influenciadores

A TV Globo anunciou na tarde desta quinta-feira (20) que investiu na transmissão do Carnaval 2025 para melhorar a experiência do espectador, com maior volume de informações sobre as escolas e maior qualidade do material exibido.
O que aconteceu
A emissora também confirmou as equipes de transmissão. No Rio, Alex Escobar, Mariana Gross, Karine Alves e Pretinho da Serrinha comandam as inéditas três noites de desfiles. Em São Paulo, Everaldo Marques, Ailton Graça, Valéria Almeida e Judson Sales serão os responsáveis. Roberto Kovalick e outros nomes do jornalismo farão reportagens ao longo da avenida.
O carnavalesco e apresentador Milton Cunha estará nas cinco noites. Ele será o único do time de transmissão que participará tanto do Rio quanto de São Paulo.
Em 2024, a emissora tirou a transmissão do núcleo de jornalismo e deixou sob a responsabilidade da área de entretenimento. Um grupo de influencers atraiu críticas dos espectadores pelo desconhecimento sobre os critérios da festa e termos básico, incluindo nomes das escolas de samba.
Neste ano, a apresentadora da transmissão do Rio, Mariana Gross, afirmou que haverá uma união entre "jornalismo e entretenimento". A transmissão carioca terá três pontos fixos, sendo um no "esquenta" da escola de samba, na preparação para entrar na avenida. Depois, uma cabine na altura do setor 8, com apresentadores fixos. Por fim, haverá repórteres na dispersão.
Outra novidade apresentada é o uso de uma rede própria 5G, com objetivo de melhorar a qualidade da imagem e do som da transmissão. Além disso, pretende-se dar maior mobilidade aos cinegrafistas. "Uma diferença brutal", definiu Gross.
Antes, 90% da operação da TV era cabeada, exigindo uma mobilização muito maior das equipes, com muito mais antecedência. Com a tecnologia 5G, a montagem será mais ágil e eficiente, facilitando o trabalho de cobertura.
Cobertura na rua fica ampliada
A apresentadora Rita Batista ficará responsável por comandar, a partir de Salvador, o "Glô na Rua", espaço na programação dedicado aos blocos. Neste ano, serão 10 cidades em 5 regiões.
A cobertura dos blocos começa flashes ao vivo de repórteres ao longo da programação, entre 9h e 19h, e registram o pré-Carnaval de Manaus, Recife, Salvador, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória e Florianópolis. "A gente vai estar em vários horários durante a programação, mostrando as diversidades e as especificidades dessa festa", define Rita.
Como o primeiro dia de desfiles no Rio de Janeiro também será dia de Oscar, a Globo vai dividir a programação para mostrar a torcida pelo filme 'Ainda Estou Aqui'. Todo o Brasil, com exceção do Rio de Janeiro, acompanha a premiação do cinema, a partir das 21h55. No Rio, a programação segue com o Carnaval, que também terá sinal aberto no Globoplay.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.