'Balancê' de Gal Costa ganha novas gerações em bloco de Carnaval

Faltando uma semana para o pré-Carnaval oficial de São Paulo, nem o calorão espantou os foliões que curtiram clássicos de Gal Costa e da música brasileira no ensaio do Bloco Gal ToTal, na região Central de São Paulo.

O que aconteceu

Com início no fim da tarde deste domingo, o Bloco Gal ToTal realizou ensaio no Monocromático Bar, na Santa Cecília, na região Central de São Paulo.

Foram 3h30 de uma viagem no tempo, o setlist contou com um desfile de clássicos como "Baby", "Brasil", "Balancê", "Festa no Interior", "Vaca Profana", "Chuva de Prata", "Sonho Meu" e outros hits.

Ellen Nicole é a intérprete do bloco Gal ToTal
Ellen Nicole é a intérprete do bloco Gal ToTal Imagem: Marcelo Justo/UOL

As homenagens não pararam por aí! O bloco exaltou a música brasileira e o público se divertiu com os sucessos "Mais Que Nada", de Jorge Ben Jor , "Meia Lua Inteira" e "Você Não Entende Nada", de Caetano Veloso, "Faraó" de Margareth Menezes, e outros clássicos.

Ao longo do ensaio, o bloco exaltou a diversidade com um público formado por adultos e crianças, que vivenciaram a cultura popular brasileira com muito amor e alegria.

"Baby, I love you"

Jorge Cobucci e Milena Nogueira
Jorge Cobucci e Milena Nogueira Imagem: Marcelo Justo/UOL

Seja pelo seu jeito de cantar, moda que lançou, nas poesias das letras, Gal era o estereótipo daquela garota rebelde com quem todo mundo queria fazer amizade e se identificava. O UOL constatou durante o bloco que a artista, que morreu aos 77 anos, se manteve na vanguarda da música e segue adorada pelas novas gerações.

Continua após a publicidade

Os amigos Jorge Cobucci, 25, e Milena Nogueira, 25, descobriram o amor pela cantora de maneiras diferentes. 'Eu gosto da Gal, é coisa de família. Se hoje eu estou aqui é porque meus pais me mostraram a obra dela", disse Milena.

Luana Duarte Baraldi e Luís Felipe Flores Leal: 'Gal é nossa sorte'
Luana Duarte Baraldi e Luís Felipe Flores Leal: 'Gal é nossa sorte' Imagem: Marcelo Justo/UOL

"Ouvi pela primeira vez com uns 17 anos. Foi em uma playlist aleatória enquanto tomava sol e a canção era "Vá se Benzer, uma parceria com a Preta [Gil]. Eu simplesmente amei", revelou Jorge.

Luana Baraldi, 27, ama Gal Costa e revelou que a canção "Sorte" é trilha sonora de relacionamento dela com Felipe Flores, 28, "'Sorte' marcou alguns momentos importantes da nossa vida: nosso casamento, primeiro carro", revelou Luana. "A Gal é e sempre será a nossa sorte", completou Felipe.

Por isso uma força

Gal era uma das cantoras mais plurais do Brasil. A diversidade que ela representava segue refletida no bloco em homenagem à artista.

Continua após a publicidade

Camila Morata, 36, foi ao ensaio com a família, incluindo o filho de cinco anos, que aproveitou o evento perto dos músicos. "Ele está se acostumando aos pouquinhos. Conhece todas as músicas e é lindo ver que a Gal vive e o amor por suas músicas passa de geração para geração."

A sereia Sofia também se divertiu com os pais, Isabela Trevisan e Felipe Trevisan. "A gente ama Carnaval! O pai da Sofia está de pirata, ela de sereia, que nem a Ariel, e eu, de sereia também", brincou Isabela.

Isabela, Sofia e Felipe Trevisan curtiram ensaio com a filha
Isabela, Sofia e Felipe Trevisan curtiram ensaio com a filha Imagem: Marcelo Justo/UOL

"É uma homenagem muito justa. Ter um bloco que resgate a memória, a música e o legado dela é muito importante. O Carnaval de São Paulo é bem diverso, tem espaço pra todo mundo se divertir" celebrou Felipe.

Aline Duarte, 38, cresceu ouvindo Gal Costa e compartilhou esse amor com o namorado e a filha. "A minha madrinha era muito fã mesmo. 'Baby' é a minha favorita e eu sempre falava que se eu casasse um dia, eu queria entrar com essa música", contou, revelando que ainda não realizou o sonho.

Já o namorado Caio Gamino, 33, confessou que foi Aline que apresentou as músicas da Gal para ele e a filha do casal. "Ela é a culpada", brincou Caio. " E agora estamos apresentando para a pequena. Ela se diverte e sempre dança."

Continua após a publicidade
Aline Duarte e Caio Gamino com a filha em ensaio
Aline Duarte e Caio Gamino com a filha em ensaio Imagem: Marcelo Justo/UOL

Cross over de milhões

Em 23 de fevereiro, o bloco Gal ToTal se apresenta na praça que leva o nome de outra grande cantora nacional, Elis Regina. "É o terceiro ano do nosso bloco no Butantã, em um local de extrema importância. Somos abençoados por Elis Regina", comenta a vocalista e fundadora, Ellen Nicole, em conversa com UOL.

"Quando eu entrei no bloco, eu não tinha essa dimensão do quanto é importante manter um artista vivo na música", disse. "E hoje, depois de três anos, a gente entende que o público da Gal é muito fiel, eles seguem a gente com fervor, eles acolhem, eles abraçam, eles se entregam. É uma honra fazer parte dessa história", finalizou a vocalista.

Serviço:

Cortejo Bloco Gal Total
Quando: Domingo, 23 de fevereiro
Horário: 14h
Concentração: Praça Elis Regina, Butantã

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.