De gari a onça: a trajetória de Paolla Oliveira como rainha da Grande Rio

Paolla Oliveira, 42, anunciou que 2025 será seu último como rainha de bateria da Grande Rio. A atriz ocupou o posto por sete anos e fez história no Carnaval do Rio de Janeiro.

Paolla estreou à frente da bateria da escola de Caxias em 2009 e permaneceu no cargo em 2010. Ela ficou dez anos afastada do posto, retornou em 2020 e reina absoluta até hoje. Agora, a artista destacou que vai focar em sua próxima novela, "Vale Tudo", além de dedicar mais tempo aos familiares.

Escolher entre paixões é difícil. Infelizmente, eu tenho que me despedir desse posto. Vou me despedir, mas não e nunca jamais do Carnaval, da Grande Rio. É uma mudança de lugar. Tem várias maneiras de curtir o Carnaval. É uma escolha difícil, mas é isso.
Paolla Oliveira ao Fantástico

'Aquarelas de Debret'

Paolla Oliveira em seu primeiro desfile como rainha de bateria da Grande Rio, em 2009
Paolla Oliveira em seu primeiro desfile como rainha de bateria da Grande Rio, em 2009 Imagem: Reprodução

Paolla Oliveira desfilou pela primeira vez à frente da bateria da Grande Rio em 2009. Naquele ano, a atriz, que já se destacava em novelas da Globo, foi para a Sapucaí com a fantasia "Aquarelas de Debret".

Em 2009, a Grande Rio homenageou a relação entre a França e o Brasil. Na época, Paolla precisou sambar por toda a Sapucaí mesmo com os pés machucados e a escola terminou na quinta posição.

Fantasia de gari

Paolla Oliveira fantasiada de gari no desfile de 2010
Paolla Oliveira fantasiada de gari no desfile de 2010 Imagem: Reprodução/Instagram
Continua após a publicidade

No ano seguinte, em 2010, Paolla foi para o sambódromo com fantasia em homenagem aos garis. Naquele ano, a Grande Rio levou para o Sapucaí samba-enredo que homenageava Renato Sorriso.

Intitulado "Das arquibancadas ao camarote número 1, um grande rio de emoção, na apoteose do seu coração", a agremiação conquistou o vice-campeonato.

Cleópatra

Paolla Oliveira mostra fantasia usada no desfile pela Grande Rio, na Sapucaí
Paolla Oliveira mostra fantasia usada no desfile pela Grande Rio, na Sapucaí Imagem: Reprodução/Instagram

Dez anos depois, Paolla voltou a reinar absoluta na escola de Caxias. Em 2020, ela foi para a avenida com fantasia em homenagem à rainha do Egito, Cleópatra.

Na época, a agremiação desfilou com o samba-enredo "Tatalondirá: O Canto do Caboclo No Quilombo de Caxias", e ocupou o segundo lugar após perder o título para a Unidos do Viradouro no quesito desempate.

Continua após a publicidade

Pombagira

Paolla Oliveira desfilando na Grande Rio em 2022
Paolla Oliveira desfilando na Grande Rio em 2022 Imagem: Zô Guimarães/UOL

No desfile de 2022, a atriz encantou com uma fantasia vermelha ao encarnar a Pombagira, entidade cultuada pelas regiões de matriz africana. Naquele ano, a Grande Rio conquistou seu primeiro título com o samba-enredo "Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu".

Paolla emocionou o público que acompanhou o desfile nas arquibancadas da Sapucaí ou pela TV. Artista esbanjou simpatia e bastante samba no pé rumo a vitória.

Armas de Ogum

Paolla Oliveira durante desfile da Grande Rio em 2023
Paolla Oliveira durante desfile da Grande Rio em 2023 Imagem: Daniel Pinheiro/AgNews
Continua após a publicidade

No Carnaval 2023, Paolla foi para a avenida com a fantasia Armas de Ogum. Naquele desfile, a Tricolor de Caxias fez uma homenagem ao cantor Zeca Pagodinho.

Paolla usou uma fantasia toda prateada, que deixou em evidência seu corpo. A Grande Rio terminou no sexto lugar.

Onça-pintada

Paolla Oliveira vira onça à frente da bateria da Grande Rio no Carnaval de 2024
Paolla Oliveira vira onça à frente da bateria da Grande Rio no Carnaval de 2024 Imagem: Lucas Landau/UOL

Paolla marcou o Carnaval 2024 com sua fantasia de onça-pintada. Em plena Sapucaí, a atriz surpreendeu ao se "se transformar" em um felino enquanto sambava em frente à bateria de Caxias.

Naquela icônica fantasia, ela usou um controle que, ao ser acionado, cobria seu rosto por uma estrutura que simulava a cabeça de uma onça. Para complementar a ilusão, a famosa fazia gestos que elevaram o charme da roupa. Ela saiu ovacionada e a fantasia entrou para a história do Carnaval, assim como a própria Paolla.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.