
Margareth Menezes subiu ao palco do Candyall Gueto Square, em Salvador, neste sábado (15) para o show "Maga Convida — Axé 40 anos". A cantora e ministra da Cultura iluminou o palco com a voz potente, que entoou sucessos como "Elijibô", "Toda menina baiana", de Gilberto Gil, além da obrigatória "Faraó", hino do Carnaval soteropolitano.
A batida da percussão e o colorido do figurino das bailarinas do Balé Folclórico da Bahia juntaram-se aos muitos fãs que acompanhavam animados.
"Esse show está acontecendo porque a Bahia é demais", disse Margareth, que não tinha planos de fazer nenhuma apresentação, mas emocionou-se ao assistir a um espetáculo do BaianaSystem no Candyall. Assim surgiu a nova música, "Ramalhete", com versos citando o grupo.
Surpresa
Carlinhos Brown fez uma participação surpresa para cantar "Passe em casa", parceria de ambos com Arnaldo Antunes, gravado no primeiro disco dos Tribalistas, em 2002.

Comandando o espetáculo, Maga homenageou Belchior (1946-2017), Lazzo, o produtor Nestor Madrid, o letrista Jorge Portugal (1956-2020) e Mateus Aleluia.
"Eu liguei pra Ivete e Daniela: elas disseram 'sim' na hora", contou Margareth, anunciando as outras duas participações da noite.
Maga convida
Ivete Sangalo entrou no palco com um vestido vermelho, da mesma cor que a anfitriã vestia. Ela lembrou que conheceu Margareth quando ainda era adolescente, só podia sair de casa com os irmãos e se deparou com a artista cantando num bar.
"Desde então peguei tesão nela. Eu sei que vocês também têm tesão nela", brincou Ivete. "Tentem virar amigos dela, vale a pena."
"Vamos viver a paz e o amor, e ficarmos juntos nessa defesa. Todos nós temos o direito de sermos felizes do jeito que somos", disse Margareth, ouviu o público gritando o coro de "ministra" no início do show.
Depois, Daniela Mercury entrou no palco cantando os versos mais conhecidos de Dorival Caymmi: "minha jangada vai sair pro mar".

Festa no palco
As três estrelas da música baiana se uniram para entoar "O canto da cidade", grande sucesso de Daniela Mercury de 1992, que ajudou a espalhar a Axé Music pelo Brasil.
O trio ainda cantou a temática "Vamos dar a volta no Gueto" e encerram com "Chame Gente", sucesso na voz de Moraes Moreira.
As três cantoras já haviam se apresentado juntas em outras oportunidades, como no Percpan (2000), no Festival de Montreux (2005), no Divas da Bahia (2005) e no Canto ao Tempo (2023).
"Amor antigo! Vai ser tão lindo", comentou Ivete nas redes sociais, antes do show.

Ícones da Bahia
Nessa época do ano, Salvador recebe muitos turistas, mesmo bem antes do Carnaval começar. Os amigos Hindy e Didier vieram de Casablanca, no Marrocos.
"É claro que eu conheço Margareth, Ivete e Daniela", disse Hindy, que está pela terceira vez na Bahia e trouxe o amigo pela primeira vez.
"Ela chorou no 2 de fevereiro", entregou Didier. "Iemanjá veio até mim", explicou Hindy.
O Candyall Gueto Square foi criado em 1996 pelo artista Carlinhos Brow
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.