Bloco Banda dos Amigos da Barra tem de francês até musa de 84 anos no Rio

A Banda dos Amigos, bloco que desfilou na tarde deste domingo (16),a na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, arrastou foliões ao som de um grande trio elétrico. Um tanto diferente de outros blocos da cidade, mas completamente inclusiva, a banda tem uma musa de 84 anos e a participação de um sambista francês.
O que aconteceu
Presença gringa. No repertório, muito samba, com nomes como Renato da Rocinha e até participação internacional: Matthieu - O Francês do Samba, que não se deixava abalar pelo calor extremo da cidade.
"Estou branco igual aspirina, mas vou conseguir suportar. Está ótimo, porque Paris está fria demais", brinca Matthieu.

Musa do Bloco. Quem também não se importa com a falta de sombra é a pernambucana Madeleine de Carvalho, de 84 anos, musa do bloco há cinco anos, título que conquistou em um concurso.
A aposentada conta que desfilou por muitos anos em escolas de samba na Marquês de Sapucaí e não quis perder a chance de se destacar no Carnaval: "Meu corpo tem 84 anos, mas a cabeça é de 50. Vou sambar até me permitirem".

E tem espaço para todos mesmo. Que o diga o dentista Gabriel Mamedes, 27 anos, muso do bloco desde 2023.
"Sei que as pessoas estão mais acostumadas com musas e rainhas, mas há espaço para os homens também", avisa Gabriel.
.Dia de estreante. Debutando em bloco no Rio de Janeiro, Renato da Rocinha celebra a experiência e a oportunidade de homenagear o bar, já que foi frequentador assíduo.
"Foi diferente participar porque o bloco é mais eclético, ou seja, as pessoas vêm pra escutar todo tipo de música, mas eu pude cantar samba aqui e todo mundo", respondeu Renato.

Oito anos de Carnaval. O bloco foi criado em 2017 por amigos que já faziam carnavais no Rio e decidiram fundar seu próprio grupo, misturando vários ritmos, como explica o presidente Fabinho.
"Trabalhamos com acessibilidade. Temos ala dos esportes, da acessibilidade, da melhor idade... Todo mundo se junta para fazer a folia e assim vamos furando o bloqueio", diz Fabinho.
Desde sua formação, a Banda dos Amigos da Barra homenageia personalidades da cidade, como Arlindo Cruz. Neste domingo, o celebrado é o Bar do Oswaldo, declarado Patrimônio Cultural do RJ e que, no próximo ano, completará 80 anos servindo algumas das melhores batidas da região.

Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.