
Ao som de "Faraó", a cantora Margareth Menezes, ministra da Cultura, abriu a entrevista coletiva no início da noite desta sexta-feira (14) para o lançamento do Triiio da Cultura em Salvador.
O que aconteceu
A canção impulsionou a carreira e a tornou a primeira artista da Axé Music, que em 2025 completa 40 anos, a se apresentar no exterior. "A Axé Music tinha palco próprio, o trio", explicou a cantora sobre o que chamou a atenção estrangeira na época.
Para a artista, o movimento hippie teve um papel importante na origem do gênero. "Pelas roupas que a gente usava, influenciados por Novos Baianos, Gil e Caetano, aquela coisa psicodélica e libertária. O que era um protesto político, inconscientemente nós absorvemos", explicou Margareth.

No telão, uma mensagem de Fafá de Belém e uma apresentação da cantora angolana Pongo anunciaram as duas como convidadas especiais de Margareth no Triiio da Cultura. O cortejo sairá no Carnaval de Salvador no dia 1º de março.
Na avenida, a ministra também homenageará o cantor e compositor Mateus Aleluia. O artista marcou época com o trio Os Tincoãs.
Antes, Margareth será a homenageada especial do bloco Os Mascarados. "Ainda estamos aqui, continuaremos pra sempre", disse a cantora, em clima de Oscar.
Margareth segue trabalhando normalmente em suas funções no ministério. Ela só vai parar na semana do Carnaval.
A cantora e ministra volta aos palcos neste sábado (15), no Candyall Guetho Square, para o "Maga Convida — Axé 40 anos", um show em comemoração às bodas de esmeralda da Axé Music, ao lado de Daniela Mercury e Ivete Sangalo. "Duas irmãs queridas", disse Margareth na coletiva.
Em entrevista recente a UOL, Ivete também falou da admiração que sente pela artista. "Ela tem um compromisso com a música, entendeu? Ela não banaliza isso. Não importa o quê, o momento, a hora... ela é uma pessoa completamente coesa, sabe?"

A coletiva foi realizada no Palacete Tira Chapéu, uma construção que é um expoente da arquitetura eclética. O prédio foi construído em 1917 e projetado pelo arquiteto italiano Rossi Baptista, um autodidata que chegou a Salvador no início do século XX.
Depois de passar por um processo de restauração, o Palacete Tira Chapéu foi reinaugurado no ano passado. A construção fica localizado na Rua Chile, no centro de Salvador, considerada a primeira rua da história do Brasil.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.