Pepita se emociona com enredo sobre Xica Manicongo: 'Foi surreal'

A cantora e influenciadora Pepita será uma das atrações do desfile da Paraíso do Tuiuti no Carnaval 2025 e se emocionou ao participar de um ensaio da agremiação.

O que aconteceu

A escola vai homenagear Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil. Pepita será destaque na segunda alegoria, que representa a passagem de Xica pela Bahia, no período colonial.

Pepita, que é rainha da Unidos de São Lucas, em São Paulo, definiu como "surreal" a experiência de participar do ensaio da escola. "Foi uma experiência única, onde vi todas as pessoas da comunidade LGBTQIA+ com um propósito. Mulheres trans, gays, drags, cantando o samba com muita força e muito querer", disse a artista em entrevista à Quem.

"Me deixou emocionada, pensei: 'é sobre isso'. Ver a comunidade exaltando o nome de Xica Manicongo foi surreal", completou. O desfile vai contar com a participação de diversas lideranças trans, incluindo as deputadas federais Érika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG).

O enredo, intitulado Quem tem medo de Xica Manicongo?, é de autoria do carnavalesco Jack Vasconcelos. A escola vai retratar a história de resistência, identidade e liberdade da personagem que, após ser escravizada na África, encontrou acolhimento com o povo indígena Tupinambá, na Bahia. O Tuiuti será a segunda escola a desfilar na terça-feira de Carnaval, dia 4 de março.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.