Carnaval seguro: Sapucaí tem espaço acolhedor para filhos de ambulantes

Crianças de até 12 anos poderão ficar em um local preparado com brincadeiras, alimentação e atividades culturais, enquanto seus responsáveis trabalham como ambulantes, na Marquês de Sapucaí e arredores, durante os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro neste Carnaval.

O serviço, oferecido pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), já está em funcionamento durante os ensaios técnicos e continuará disponível nos dias de desfiles da Série Ouro (28/2 e 1/3), do Grupo Especial (2/3 e 4/3) e das Campeãs (8/3). Esta é a segunda edição do projeto. O espaço de convivência não permite reservas, e não há limite de crianças por responsável.

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Rachel de Queiroz fica na Avenida Presidente Vargas, no Centro, próximo à passarela do samba. Ele receberá as crianças das 18h às 6h.

"Queremos evitar o trabalho infantil e dar aos pais a tranquilidade de saber que seus filhos estão seguros, alimentados e se divertindo em um ambiente acolhedor", explica Martha Rocha, secretária municipal de Assistência Social.

Como Funciona?

Quando Durante os ensaios técnicos e desfiles, de 25/1 a 8/3.
Onde EDI Rachel de Queiroz, na Avenida Presidente Vargas, Centro.
Horário Das 18h às 6h.
Vagas Até 50 crianças por noite.

Seleção das crianças

As crianças são selecionadas de duas formas:

Busca ativa: Assistentes sociais e educadores da SMAS identificam famílias que precisam do serviço.

Continua após a publicidade

Demanda Espontânea: Ambulantes podem solicitar o atendimento diretamente nos locais de serviço ou com profissionais da SMAS.

Transporte e autorização

Os pais ou responsáveis podem levar as crianças ao espaço ou autorizar o transporte em veículos da SMAS, acompanhados por profissionais da Secretaria. É necessário assinar documentos de autorização para a participação e retirada das crianças.

O que é oferecido?

Alimentação: Refeições balanceadas durante o período.
Atividades recreativas: Jogos e brincadeiras para diversão.
Atividades culturais: Teatrinho, pintura e outras atividades artísticas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.