Ivete, Luiz Caldas, Saulo: axé dá o tom do último dia do Festival de Verão

O Parangolé abriu o domingo do Festival de Verão, em Salvador, às 15h50, anunciando o tom do dia. Pagode baiano fervoroso, com a pressão de três percussões e uma bateria. "É hoje que eu só volto amanhã", cantaram em "Hoje só amanhã", resumindo o espírito de quem chegou disposto a encarar o sol - e os canhões de chamas na beira do palco lançando ondas de calor que fizeram alguns fãs da fila da frente recuar.

"Abrace quem tá suado", ordenou o vocalista Lincoln Senna, minutos antes de perguntar: "Alguém aí quer atestado pra não trabalhar amanhã?". Malícia e delícia livre de elaboração - no ritmo, nos versos e nas coreografias. Aquecimento - também literalmente - na medida para o que viria pela frente, na edição que celebra os 40 anos da axé music.

Jão assumiu o palco movendo os algoritmos na direção do pop. Com uma estrela gigante como cenário, ele entrou em cena cantando "A rua", acompanhado de uma banda numerosa e seu time de bailarinos. Todo seu repertório era cantado junto pela plateia, com sentimento.

Versos como "Eu vou te amar como um idiota ama" e "Eu te quero bem é o caralho", espertos e simples como suas melodias, ajudam a entender seu apelo junto ao público.

Jão se apresentou no Festival de Verão ao lado de Gustavo Mioto
Jão se apresentou no Festival de Verão ao lado de Gustavo Mioto Imagem: Divulgação

Chamado por Jão ao palco como "o solteiro mais cobiçado de Beverly Hills", Gustavo Mioto cantou com ele "Mal", que gravaram juntos. Depois, assumiu o palco, ao lado da banda de Jão, que voltou para cantarem juntos "Com ou sem mim", do repertório de Gustavo. A irreverência da dupla divertiu a plateia. "Queria ter cantado com Ivete, mas já tinha muita gente", brincou o convidado.

O jogo começou a ficar sério quando o BaianaSystem aportou no festival. A pressão e alegria seguiu com eles, mas mais densa. Suor e festa como política. A consciência central, que vale tanto para a Casa Branca quanto para a favela, é que "O mundo dá voltas", como diz a faixa-título do recém-lançado álbum do grupo, e foi a canção escolhida para abrir o show.

Com a bandeira da Palestina nas mãos e convocando a plateia ("Eu grito 'Palestina', vocês gritam 'Livre'"), BNegão não deixou dúvidas sobre as voltas que deseja para o mundo. Tampouco Russo Passapusso, ao erguer o punho e bradar: "Sem anistia!". E noutro momento: "Paz nas favelas!".

Presente no conceito central do BaianaSystem, e especialmente do novo disco, as máscaras populares marcam presença na reta inicial do show. Não pelo que escondem, mas pelo que revelam. Como o Cabeça de Papel que ocupou o palco na canção homônima, novidade nas apresentações da banda.

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Ou mesmo o Saci, personagem conhecido das performances da banda, que não é exatamente mascarado, mas ocupa esse arquétipo de liberdade crua de forças profundas do Brasil - a forma como ele se lançou na roda de pogo do público se afina com essa ideia.

BNegão participa de show do BaianaSystem no Festival de Verão 2025
BNegão participa de show do BaianaSystem no Festival de Verão 2025 Imagem: Lucas Leawry/Divulgação

Bnegão participou com "Reza forte" e a indefectível "Dança do Patinho". Com a chegada de Marcelo D2 - que sozinho em outro momento fez "Qual é?" - o núcleo Planet Hemp estava formado. Juntos, eles fizeram com Russo uma poderosa fusão de "Dig dig dig (hempa)" com "Duas cidades", do refrão "Divi-divi-divi-dividir Salvador".

Além da dupla, o show teve a participação do rapper Vandal. Na festa de aniversário do axé, o BaianaSystem mostra que Salvador também é isso. Aquela conversa de "em que cidade você se encaixa".

Outras camadas de Salvador vieram à tona no show de Leo Santana. "Chegou o dono da porra toda", anunciou. Com bailarinos e percussão pesada, o cantor tem a estratégia de não dar espaço para a plateia respirar.

Emenda sem pausas canções de recados diretos que dizem, na letra e no arranjo, coisas como "Já começou o verão/ Joga a bunda no chão", "Eu te amo, putaria" e "Vem descendo gostosinho pro pai".

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Leo é desses personagens que a música de Salvador não cansa de produzir. Carisma temperado com libido, domínio de uma gramática rítmica ao mesmo tempo complexa e irresistível.

No palco do Festival de Verão, ele conduziu a plateia como quis, inclusive numa oração teologia-da-prosperidade-fanfarrona —com todos com a mão para cima repetindo "Deus, eu vou ficar rico esse ano". Lembrou também os tempos de Parangolé, com "Balacubaco" e "Rebolation".

Ivete Sangalo pegou a plateia no ponto. Não que precise - ela sabe como ninguém levar pela mão multidões suadas e ansiosas por pular. Não foi diferente desta vez. Combinando uma performance aeróbica com a sabedoria de quem conhece os fundamentos do pop de raiz baiana que pratica, a cantora impressiona mesmo quem já a viu muitas vezes. Não bastasse, ela tem na bagagem incontáveis hits, boa parte deles mostrados ali: "Macetando", "Tempo de alegria", "Poeira".

O repertório mais recente não deixa a temperatura baixar, com a plateia mantendo o frenesi para canções como "Energia de gostosa", "Lugar perfeito" e "O verão bateu em minha porta".

Uma aula de axé music, dada pelo mestre Luiz Caldas e seu discípulo Saulo
Uma aula de axé music, dada pelo mestre Luiz Caldas e seu discípulo Saulo Imagem: Victor Mascarenhas

Na reta final do show, ela pôs um trio elétrico no palco, antecipando o carnaval - mais do que isso, materializando ali um carnaval. "Vocês são foda, porra", gritou ela, se despedindo da plateia, que parecia dizer o mesmo para ela.

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Luiz Caldas e Saulo vieram em seguida, num show que celebrou as bases da axé music que o festival homenageia no ano em que ele completa 40 anos - o marco é "Magia", exatamente o primeiro disco de Luiz Caldas, de 1985.

Acompanhados de uma enorme banda, uma orquestra de axé com naipes volumosos de percussões e sopros, eles passearam por um repertório em sua maioria de canções do pioneiro.

Saulo assumia lugar de discípulo, repetindo várias vezes sua admiração por Luiz Caldas. Ele trazia também o rosto do mestre, decalcado da capa de "Magia", estampado em sua camisa.

A dupla de início parecia que iria fazer um show cadenciado, de uma Bahia de alegria mais serena, mas na reta final emendou pedradas como "Frevo mulher", "Bahia batuque orixá" e "Chame gente".

Ludmilla durante o Festival de Verão, em Salvador
Ludmilla durante o Festival de Verão, em Salvador Imagem: Lucas Leawry

"Vocês sabem que a mãe gosta de cantar de tudo", disse Ludmilla a certa altura de seu show. A fala resume a dinâmica de sua apresentação. Mais do que cantar de tudo, ela o fez em segmentos do show bem marcados: "a partir de agora é pagode", "vai começar a putaria" e assim por diante. Seu canto sustenta bem seu trânsito por diferentes gêneros —da maior sutileza melódica das baladas até a marra papo reto do funk.

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A cantora fez afagos na plateia, dizendo que estava com saudade de ouvi-los cantando junto com ela, por conta do sotaque. Também chamou ao palco para dançar o influenciador Inimigo da Timidez, conhecido por suas coreografias inusitadas feitas em cenários de Salvador. Ela cantou também "Mete seu cachorro", que gravou com a banda baiana La Fúria, em meio a hits como "Maldivas", "Din din din" e "Verdinha".

Depois de uma roda de samba sob o comando do grupo Sambaiana, com os convidados Diogo Nogueira e Marcelo D2, Pedro Sampaio encerrou a noite. Atrás de sua mesa de DJ e cercado de bailarinos, ele pôs para dançar os resistentes que se mantinham ali já na madrugada de segunda-feira. No repertório, hits próprios, como "Pocpoc", e alheios, como "Só fé", do Grelo.

CarnaUOL 2025

O Allianz Parque, em São Paulo, mais uma vez vai ser o palco do CarnaUOL. Em 2025, a décima edição do festival tem como principal destaque o primeiro show de Christina Aguilera na capital paulista. Além da diva pop, o line-up conta com Claudia Leitte, Ana Castela, Belo, Tony Sales, Sean Paul, Steve Aoki, KVSH, Deekapz, DJ $ophia e o duo Yori, vencedor do Toca Revela, o Reality. Os ingressos custam a partir de R$ 195 e já estão disponíveis no site da Eventim. Assinantes UOL e clientes PagBank têm 10% de desconto em ingressos inteiros.

A décima edição do CarnaUOL acontece no Allianz Parque
A décima edição do CarnaUOL acontece no Allianz Parque Imagem: Divulgação/UOL

Assinante UOL e cliente PagBank

O assinante UOL pode comprar até 6 ingressos inteiros por CPF com desconto de 10%. O benefício não vale para meia-entrada e estará disponível no site do Clube UOL, basta acessar o destaque, fazer login e senha e seguir o passo a passo. Após acessar o código de desconto, vá ao site Eventim para realizar a compra.

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Serviço

Quando: 8 de fevereiro (sábado), 12h
Onde: Allianz Parque (Av. Francisco Matarazzo, 1705 - Água Branca, São Paulo - SP)
Classificação etária: 16 anos
Mais informações: Instagram @carnauoloficial
Vendas: Eventim
Quanto:
Cadeira Superior - R$ 195 (estudante) / R$ 234 (social) / R$ 351 (pré-venda UOL) / R$ 390 (inteira)
Cadeira Inferior - R$ 295 (estudante) / R$ 354 (social) / R$ 531 (pré-venda UOL) / R$ 590 (inteira)
Pista - R$ 345 (estudante) / R$ 414 (social) / R$ 621 (pré-venda UOL) / R$ 690 (inteira)
Front Stage Pag Bank - R$ 945 (estudante) / R$ 1.014 (social) / R$ 1.221 (pré-venda UOL) / R$ 1.290 (inteira)

FRONT STAGE BANK*
Valor total Meia: R$ 945 (sendo R$ 345 do ingresso + R$ 600 do pacote)
Valor total Social: R$ 1.014 (sendo R$ 414 do ingresso + R$ 600 do pacote)
Valor total Inteira: R$ 1.290 (sendo R$ 690 do ingresso + R$ 600 do pacote)

INCLUSO
Open Bar: cerveja, água mineral, refrigerante, whisky, gin, vodka, água tônica e energético.
Setor FRONT STAGE PAGBANK proibido para menores de 18 anos

BILHETERIAS OFICIAIS
ALLIANZ PARQUE - BILHETERIA A
Endereço: Rua Palestra Itália, 200 - Portão A - Perdizes - São Paulo/SP
Funcionamento: Terça a sábado das 10h às 17h

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MORUMBIS - BILHETERIA 5
Endereço: Av. Giovanni Gronchi, 1866 - Próximo ao Portão 15 - Morumbi - São Paulo/SP
Funcionamento: Terça a sábado das 10h às 17h

*Não há funcionamento em feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.

*Taxa ADM cobrada em todos os canais de venda

Opinião

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