Orunmilá, Cacique e Filhos de Ghandi fazem pré-carnaval na Pequena África

Os blocos Orunmilá, Cacique de Ramos e Afoxé Filhos de Ghandi vão desfilar pela primeira vez no pré-carnaval na Pequena África, região central do Rio de Janeiro, em 2025. Os grupos farão parte do Carnabendita, circuito de rua que acontece pelo terceiro ano e reúne cerca de 20 blocos.

Trajeto começa no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) e segue pelos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, até chegar no Museu do Amanhã.

Nome Pequena África para a região foi dado pelo sambista Heitor dos Prazeres. O local foi marcado historicamente como um território de memória da luta e resistência do povo negro na capital fluminense.

O cortejo do bloco afro Olunmirá tomou as ruas do centro do Rio de Janeiro
O cortejo do bloco afro Olunmirá tomou as ruas do centro do Rio de Janeiro Imagem: Divulgação

Dentro do MUHCAB está prevista uma residência artística. Os participantes sairão em cortejo até a Praça da Harmonia, onde se encontrarão com os trios dos blocos.

Cacique de Ramos foi recentemente declarado Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro e Afoxé Filhos de Ghandi foi decretado bem cultural da cidade.

Os desfiles pré-carnaval serão nos dias 15 de fevereiro (Cacique de Ramos e Filhos de Ghandi) e 22 de fevereiro (Òrunmilá e Filhos de Ghandi).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.