Incêndio destrói alegorias de escola de samba em SP: 'Recomeçar do zero'

Um incêndio atingiu o galpão da escola de samba Primeira da Cidade Líder, do Grupo de Acesso 2 do Carnaval de São Paulo, destruindo as alegorias da agremiação na madrugada de quinta-feira (5).

O que aconteceu

O galpão foi tomado pelas chamas, segundo a escola. Como o incidente ocorreu fora do expediente da agremiação, não houve feridos.

Contudo, a escola lamentou que, para 2025, os trabalhos já estavam em estágio avançado e o incêndio destruiu "por completo" as alegorias. "Infelizmente, o incêndio destruiu por completo nossas alegorias, peças e materiais. Nada pôde ser salvo, nenhuma das bases, teremos que recomeçar do zero".

Estamos devastados, pois perdemos o resultado de meses de dedicação, investimento e amor, enquanto nos preparávamos para entregar o maior carnaval da história da nossa escola. Em apenas duas semanas, concluiríamos as alegorias. Apesar do momento de dor e incerteza, reafirmamos nossa determinação: somos sambistas, e desistir nunca será uma opção. Vamos superar essa adversidade e levar nossa escola para a avenida. Mais do que nunca, precisaremos do apoio e da força da nossa comunidade. Juntos, vamos reconstruir o que o fogo levou.
Primeira da Cidade Líder, em nota publicada

A Liga-SP, responsável pela organização do Carnaval em São Paulo, prestou apoio à escola pelas perdas e que não serão "medidos esforços" para ajudar a Primeira da Cidade Líder. "Na tarde de hoje, Sidnei Carriuolo e Renato Remondini, presidente e vice-presidente da Liga, estiveram no local e se reuniram com o presidente da Primeira da Cidade Líder, Sr. Mario Alves Lucas, e membros de sua diretoria. Felizmente, não houve qualquer tipo de dano à integridade física de nenhum profissional da agremiação. Além disso, todas as fantasias foram preservadas".

A entidade colocou as outras 31 escolas filiadas à disposição para ajudar. "Com relação ao prejuízo causado nas alegorias da entidade, a Liga e as demais 31 escolas filiadas se colocaram à disposição. Juntos, estamos empenhados para que a Primeira da Cidade Líder consiga reconstruir seu carnaval e confeccionar suas alegorias".

Gaviões da Fiel, Vai-Vai, Dragões da Real e demais escolas prestaram apoio. "Reconhecemos o peso deste momento e com sua determinação e resiliência, certamente renascerá mais forte, pronta para continuar brilhando na avenida. Força, Primeira da Cidade Líder!".

Continua após a publicidade