Assédio, agressão: O que diz 1º manual da Liesa para camarotes no Carnaval
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) vai lançar, pela primeira vez, um "Manual de Boas Práticas para Uso dos Camarotes".
O que aconteceu
A Liesa preparou um guia especial para os foliões curtirem os camarotes da Marquês de Sapucaí, segundo informações da coluna de Ancelmo Gois, no O Globo. A Liga informa que o manual deve "servir de exemplo de convivência saudável".
Inclusão, diversidade e respeito são alguns dos pontos abordados. Assédio e outros tipos de violência estão entre as atitudes que não serão toleradas no evento. Veja:
- Assédio moral ou sexual: Qualquer ação, seja por palavras, gestos ou atitudes, que intimide, constranja ou construa um ambiente hostil para qualquer participante.
- Discriminação: Não será tolerado tratamento desigual ou ofensivo com base em características pessoais, como etnia, cor, religião, gênero, idade ou qualquer outra condição pessoal.
- Microagressões: Comentários ou ações que, intencionalmente ou não, transmitam mensagens negativas ou depreciativas para qualquer grupo social. Exemplo: piadas, olhares desrespeitosos, ou insinuações preconceituosas.
O manual também lista as punições para os infratores. As repreensões vão de advertência formal para comportamentos inadequados, interrupção do evento se o comportamento persistir, e restrição do uso futuro do espaço para empresas que não demonstrem interesse em corrigir comportamentos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.