Topo

CarnaUOL

Por que carro alegórico do Salgueiro irritou religiosos: 'Profanação'

Carro alegórico do Salgueiro gerou críticas nas redes sociais - Reprodução
Carro alegórico do Salgueiro gerou críticas nas redes sociais Imagem: Reprodução

Tiago Minervino

Colaboração para o UOL

20/02/2023 17h40

O Salgueiro levou para a Marquês de Sapucaí o samba-enredo "Delírios de um Paraíso Vermelho" para falar sobre liberdade e profanação, e se tornou alvo de críticas e ataques nas redes sociais por um carro alegórico que traz uma escultura do diabo caído.

Fundamentalistas religiosos se incomodaram com os elementos bíblicos apresentados pela agremiação em seu desfile na noite de ontem (19), e a escola foi acusada de "profanar" o tema do divino ao trazer uma representação do diabo em sua recriação do que seria o Paraíso.

Conforme a escola explicou ao anunciar o enredo do Carnaval 2023, a ideia era retratar a história da criação do Paraíso, mas com um novo olhar para o Jardim do Éden.

Entretanto, apesar de exaltar a importância da liberdade de expressão e protestar contra a censura ao homenagear Joãosinho Trinta, carnavalesco da escola, o Salgueiro foi alvo de represálias e intolerância nas redes.

Até o momento, a agremiação não se manifestou sobre as críticas e o fato de terem deturpado um de seus principais carros alegóricos.

No primeiro dia dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, a apresentadora Sabrina Sato, rainha de bateira da Gaviões da Fiel, também foi atacada nas redes após fundamentalistas deturparem sua fantasia que representava o Dragão de São Jorge.

Salgueiro reflete sobre pecados na Sapucaí no Carnaval 2023

CarnaUOL