Manoel Soares estreia na Sapucaí com figurino 'afro-avant-garde'; confira
O apresentador Manoel Soares estreia na Marquês de Sapucaí na noite deste domingo (19) pela escola de samba Mangueira, no Rio de Janeiro. Seguindo o tema "As Áfricas que a Bahia canta", ele usará um figurino que remonta às origens baianas e fará parte da ala que homenageia os blocos afros da Bahia.
"O desfile vai fortalecer a identidade afro-brasileira, celebrando a origem e a cultura do povo preto, espero vocês para celebrarmos juntos esse lindo dia", diz Manoel.
Com exclusividade ao UOL, o apresentador apresentou horas antes do desfile a roupa que usará -uma espécie de túnica e um colar de argolas, idealizados pelo brasileiro-nigeriano Luiz do Nascimento Delaja, estilista e diretor criativo.
A peça é uma adaptação de uma estampa autoral do estilista, que segue símbolos adinkra com iconografia de várias tribos do continente africano. No entanto, Manoel também quis fazer parte do desenvolvimento, para ter "um toque de alfaiataria e algo afro-avant-garde".
Manoel fez uma estreia dupla neste Carnaval. Na última sexta-feira (17), o apresentador desfilou em cima de um carro alegórico da escola Rosas de Ouro no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, representando Zumbi dos Palmares.
Em entrevista, ele disse acreditar ser fundamental que as escolas abordem a temática antirracista, dando visibilidade às culturas e religiões de matrizes africanas, que tantas vezes são alvos de manifestações intolerantes; e que levem informações que desfaçam preconceitos, sempre "com o intuito de instruir e reparar de forma histórica algumas injustiças que ainda são ativas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.