Topo

CarnaUOL

'Eterno after': como foi o primeiro Carnaval de Gloria Groove como drag?

Gloria Groove durante a 26ª edição do Planeta Atlântida. - André Feltes/Agência Preview
Gloria Groove durante a 26ª edição do Planeta Atlântida. Imagem: André Feltes/Agência Preview

De Splash, no Rio

11/02/2023 04h00

Gloria Groove, 28, vive quase uma maratona neste verão e Carnaval. A artista já passou por festivais — Universo Spanta (RJ), Festival de Verão de Salvador (BA), Planeta Atlântida (RS) e CarnaUOL (SP) — e se prepara para retornar com o Bloco das Gloriosas em São Paulo, no dia 18 de fevereiro, na Avenida Faria Lima.

Uma rotina intensa e diferente da que teve em 2015, quando Daniel Garcia se montou pela primeira vez em um Carnaval.

"Os Carnavais me marcaram nos meus primeiros dois ou três anos de drag. Me marcava demais o fato de estar reencontrando, nas ruas do centro de São Paulo, os amigos da noite, as pessoas que a gente encontrava nas boates, nas festas drag".

Gloria conta que tinha muita festa drag quando ela começou a se montar em 2014 porque era o começo da febre RuPaul's Drag Race no Brasil, programa de competição entre performances drags na TV.

"Como eu estava fervilhando com esse interesse, eu lembro muito de reencontrar as amigas que eu via na boate durante o dia, na rua, e a gente curtindo. Aquilo ali parecia uma balada que nunca tinha acabado, que tinha durado até meio-dia do dia seguinte".

Então, a sensação de viver os primeiros carnavais como drag era como se eu estivesse vivendo um eterno after.

Daniel lembra que já se sentia confortável como Gloria Groove ao viver o Carnaval de 2015. Já sabia que a arte drag se tornaria o seu trabalho. Sua preocupação era como contribuir para a folia artisticamente.

"Foi nessa fase que eu comecei a tentar me encontrar, buscar qual seria a lacuna que eu poderia preencher com o meu trabalho dentro do carnaval. Foi assim que eu fiz meu primeiro bloco, o Meu Santa Pop. Algumas coisas incríveis que aconteceram ali."

Antes da pandemia, em 2019 e 2020, Gloria também realizou duas edições do Bloco das Gloriosas, que retorna agora ao Carnaval de São Paulo. "agora a gente faz um grande retorno", conta.

O Carnaval de São Paulo mudou a minha vida desde que eu era público. E segue mudando agora que eu posso dar a festa.

O amor pelo Carnaval continua, mas entre 2015 a 2023, Gloria Groove se tornou uma das referências da música pop nacional.

"Eu mudei completamente, não me sinto mais a mesma pessoa nem mais a mesma artista. É incrível como esse trabalho continuou me dando vazão pra me reinventar. Ao mesmo tempo que eu continuo tendo conforto e paixão pelo formato original dele, né, isso é muito gostoso de se ver.

E, claro, passou a ter um volume de trabalho. Ser drag exige muita produção.

"As funções se multiplicaram... ninguém faz a menor ideia de como é optar por esse estilo de vida, de fazer o seu talento um standart. Focar em tudo que abrange a divulgação de um trabalho, é muito trabalhoso, ainda mais sendo uma drag queen porque envolve todo a produção. Requer muita paixão, mas tem uma equipe sinistra muito focada no que faz. Graças a isso que eu consigo desempenhar esse trabalho que vocês veem."

Bloco das Gloriosas

Terceira edição do bloco será realizada em 18 de fevereiro. Após dois anos, Gloria Groove promete arrastar multidão no Carnaval de São Paulo.

Criado em 2019, o Bloco das Gloriosas foi sucesso já em sua primeira edição, quando atraiu quase um milhão de foliões no centro histórico da capital paulista. No ano seguinte, a apresentação mudou de endereço para a Avenida Tiradentes. Em 2021 e 2022, a pandemia suspendeu a folia, mas o Bloco das Gloriosas retorna em 2023 em novo local: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4150.

A multiartista batizou seu bloco com o nome de um de seus primeiros sucessos, "Gloriosa". Neste ano, ela levará sucessos da carreira, covers e sua nova música, "Proibidona", parceria com Anitta e Valesca Popozuda.

CarnaUOL