Topo

CarnaUOL

Anitta flerta e dá selinho em Jão e Pabllo durante show em São Paulo

Carnaval 2023: Ensaios da Anitta em São Paulo

Bruna Calazans

Colaboração para o UOL, de São Paulo

11/02/2023 17h02Atualizada em 12/02/2023 12h06

O sétimo Ensaio da Anitta, que acontece neste sábado (11) no Memorial da América Latina, em São Paulo, começou marcado por chuva e céu nublado, mas nada que pudesse desanimar os fãs da cantora.

Ainda antes de Anitta subir ao palco, e com capas de chuva, alguns fãs foram até o chão e reproduziram passos da coreografia de "Envolver", música que em 2022 chegou ao primeiro lugar na lista de mais ouvidas no mundo no Spotify.

Por volta das 16h30, a chuva diminuiu no espaço da apresentação e mais fãs começaram a chegar. A cantora subiu ao palco por volta das 17h30, e foi recebida por um público animado.

Com um top e uma calça roxa, com detalhes em prateado, ela não poupou o rebolado: foi até o chão, fez carão e mandou beijo para os fãs, que gritavam a cada aceno da cantora. No palco, havia uma intérprete de Libras para os sucessos da Girl From Rio.

Mas Anitta não foi a única a subir no palco, ela recebe um time de peso para o Ensaio. A primeira cantora convidada foi Mari Fernandes, que se apresentou no BBB 23 (Globo). A sertaneja apresentou seus principais sucessos, como o single "Parada Louca".

"Eu fico até nervosa do seu lado", disse Mari. Anitta quebrou o gelo e ofereceu um drink para a colega. "Vamos tomar uma então, né?", convidou a funkeira, que acabou chamando ao palco até um primo de Mari Fernandes que estava entre o público.

Jão foi o segundo convidado de Anitta, apresentado pela amiga como um "baita gostoso". O cantor entrou no palco com "Idiota", um de seus singles mais recentes do disco "Pirata". Ele vestia uma regata preta e uma calça de couro na mesma cor.

Anitta continuou elogiando: "Ele é um gato, vontade de beijar". Jão aproveitou a oportunidade e deu um selinho na artista, arrancando gritos do público.

Depois de Jão, Pabllo Vittar também subiu ao palco como uma das convidadas mais esperadas da noite. Esse é o segundo ano em que ela se apresenta no evento de Anitta. "Agora a noite vai começar", celebrou um folião enquanto ela cantava "Balinha de Coração", single em parceria com Anitta recém-lançado pela drag queen.

"Eu não consigo nem me concentrar no show? Fico olhando pra Pabllo, parece um monumento", elogiou Anitta, que também deu selinho na cantora. A protagonista do evento se manteve no salto —figurativamente falando, já que Anitta trocou de sapato no meio do show e colocou tênis— até o fim.

Ela misturou músicas de seu repertório com músicas clássicas de Carnaval, como "Toda Boa", do Psirico, e diversos hits de Ivete Sangalo.

Foram mais de cinco horas de apresentação, e o público se manteve fiel até o fim, apesar dos excessos com bebidas alcoólicas. Os bombeiros tiveram que socorrer o público em pelo menos duas ocasiões dentro de um intervalo de 15 minutos.

Este é o penúltimo show dessa leva da artista que precede o Carnaval —e o segundo na capital paulista. Os Ensaios passaram por Salvador, Rio de Janeiro, Jurerê (SC), São Paulo, Brasília, Recife e Curitiba, e servem de aquecimento para as duas apresentações principais do Bloco da Anitta, em Salvador (17/02) e Rio (25/02). Ao todo, serão 150 horas de festa.

Da Shein para os shows

A equipe do UOL conversou com fãs no evento para entender a escolha dos looks para a folia. Thalita Amaral, 29, escolheu peças da Shein, marca com a qual Anitta já fez uma colaboração. "Não precisa de muito para ficar estiloso", disse ela, que investiu cerca de R$ 160 com a roupa.

A jovem estava acompanhada de Henrique, 23. O rapaz escolheu justamente o dia do Ensaio da Anitta para se aventurar na moda: "É a primeira vez que estou usando um cropped. Escolhi usar hoje, para isso. Acho que está na moda, e estou me sentindo bem com isso". Os dois estavam com roupas parecidas, mas não foi nada combinado: "Look all black não tem erro, né?", disse Henrique.

Já Caíque, 32 e Thamires, 33, que não informaram os sobrenomes, se inspiraram em um look de Anitta, usado no ano passado. "Eu queria usar uma fantasia em conjunto para usar com a minha amiga, e escolhi essa porque ela usou com a Gkay", afirma o folião.

"Eu venho todos os anos nos ensaios, e sempre tento me inspirar em algum look icônico que ela já usou", afirmou o rapaz.

Grade, só que não

Vânia Maria, fã de Anitta sem ingresso para o show, estava do lado de fora do Memorial tentando ver a Girl From Rio em cima do palco. "Eu queria estar aí dentro, mas não deu, então estou vendo daqui", disse ela, que estava com um grupo de outras quatro pessoas.

A fã disse que acompanha Anitta há muito tempo, e também está ansiosa para ver —mesmo que de longe— Pabllo Vittar. A Dragqueen é uma das convidadas da Anitta da noite.

Vânia Maria, fã de Anitta assistiu ao show longe e do lado de fora do Memorial da América Latina - Bruna Calazans/UOL - Bruna Calazans/UOL
Vânia Maria, fã de Anitta assistiu ao show longe e do lado de fora do Memorial da América Latina
Imagem: Bruna Calazans/UOL

Foliões driblam grandes filas para banheiro químico e urinam em cantos

Enquanto o Ensaio da Anitta acontecia em São Paulo, filas e mais filas se formaram para usar os banheiros espalhados pelo Memorial da América Latina. A organização do evento espalhou banheiros químicos, e a fila para usá-los estava desorganizada, com dezenas de pessoas esperando.

Era comum ver grupos de homens urinando ao lado do banheiro. Cerca de 6 pessoas estavam realizando a infração por volta das 19h40, e em poucos minutos o grupo dobrou de tamanho.

Críticas pós-Grammy

Antes de subir ao palco, Anitta também falou sobre os ataques que a cantora americana Samara Joy recebeu após o Grammy e que acabaram sendo creditados aos fãs da funkeira. Segundo a brasileira, coisa de "infiltrados".

"Meus fãs, que são fãs mesmo, não fazem isso", garantiu Anitta. "Tem uma galera que gosta de sabotar o meu trabalho e fazem parecer que meus fãs fazem essas coisas. "Nós estamos de olho nessa galera que está disfarçada de fãs e fazendo essas coisas."

Anitta chegou a ser criticada nos últimos dias pelos supostos ataques de seus fãs. O influenciador Felipe Neto chegou a chamar a atenção de Anitta e disse que ela deveria dar uma bronca em quem está realizando os ataques.

A cantora, que foi a primeira brasileira indicada em quase 50 anos a uma das categorias principais do prêmio, concorria ao Grammy de artista revelação com Muni Long, Latto, Måneskin, DOMi & JD Beck, Tobe Nwigwe, Omar Apollo, Molly Tuttle, Wet Leg e Samara Joy —que foi a vencedora.

CarnaUOL