Topo

CarnaUOL

Após acidente, menores de 16 anos sem responsáveis são vetados da Sapucaí

Vista aérea do desfile da Mangueira na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro - Reprodução/TV Globo
Vista aérea do desfile da Mangueira na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/TV Globo

08/02/2023 11h25

Nos dias de desfiles das escolas de samba, crianças e adolescentes menores de 16 anos estão proibidos de acessar todos os espaços do Sambódromo da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro sem a presença de pelo menos um responsável legal.

Por meio de portaria, a juíza Lysia Maria da Rocha Mesquita, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da capital do Rio de Janeiro, citou uma série de diretrizes para disciplinar a entrada e permanência dos menores, proibindo a presença deles sem os pais ou responsáveis em frisas, arquibancadas, camarotes, pistas e bailes carnavalescos noturnos (incluindo os bailes infantojuvenis).

A portaria também declara a existência de um espaço de 300 metros para manobra de carros alegóricos, cuja entrada será proibida para crianças e adolescentes. A área será isolada, iluminada e fiscalizada por seguranças das agremiações.

A decisão visa evitar acidentes como o de abril de 2022, que resultou na morte da menina Raquel Antunes da Silva, de 11 anos, atropelada por um carro alegórico.

O Conselho Tutelar da região central da capital também está atuando com as comunidades do entorno do Sambódromo, a fim de preservar a área de segurança. Nos dias de desfile, o conselho estará presente para orientar e auxiliar no cumprimento das ordens de segurança.

A participação de crianças e adolescentes em desfiles de escolas nas quais predomina a presença de adultos continua permitida mediante Alvará. No entanto, é proibido o posicionamento delas à frente ou atrás dos carros alegóricos.

CarnaUOL