Topo

CarnaUOL

Gloria Maria foi princesa de bloco de Carnaval e desfilou na Sapucaí

Gloria Maria como primeira princesa do bloco Cacique de Ramos em 1970 - Instagram/gloriamariareal
Gloria Maria como primeira princesa do bloco Cacique de Ramos em 1970 Imagem: Instagram/gloriamariareal

Colaboração para o UOL, de São Paulo

02/02/2023 12h12

A jornalista Gloria Maria, que morreu nesta quinta-feira (2), tem em sua trajetória muitas passagens envolvendo o Carnaval. Carioca, ela foi princesa do bloco Cacique de Ramos na juventude, chegou a desfilar na Imperatriz Leopoldinense em 2015 e esteve em diversas coberturas pela TV Globo.

Sua história como primeira princesa do bloco Cacique de Ramos foi recordada pela própria jornalista em suas redes sociais em 2019. Glória, que apareceu pela primeira vez na Globo, no programa do Chacrinha, graças a esse posto, postou foto da ocasião e revelou que aceitou o título escondida do pai.

Já com a carreira de jornalista consolidada, Gloria Maria fez sua estreia na avenida. Ela foi destaque do abre-alas da Imperatriz Leopoldinense, na Marquês de Sapucaí, em 2015, ao lado do ex-jogador de futebol Zico. Na ocasião, ela usou um microvestido prata cheio de brilhos.

Por trás do glamour e dos brilhos, foram muitos anos em que Gloria Maria participou da cobertura do evento. Entre entrevistas, sorrisos e samba, ela enfrentou até confusões, como em 1992, quando membros da escola Unidos de Vila Isabel a impediram de falar com a primeira porta-bandeira da escola ao vivo.

"Eu quero saber o que houve com ela", repetia a jornalista ao tentar entender por que a porta-bandeira Mariazinha chorava na avenida, enquanto membros da escola a impediam de se aproximar. Depois, a jornalista informou que o choro era porque a roupa dela não ficou pronta a tempo para o desfile.

Gloria Maria teve a morte confirmada pelo Grupo Globo na manhã desta quinta-feira, a apenas duas semanas do Carnaval. Ela tinha sido diagnosticada com câncer de pulmão em 2019 e em janeiro foi internada para fazer um tratamento de metástases no cérebro. A jornalista, que não revelava sua idade, deixou duas filhas, Laura e Maria.

CarnaUOL