De Rainha dos Covers ao Doce 22: veja a trajetória de Luísa Sonza
Embora muito nova, atualmente com 24 anos, Luísa Sonza é uma das maiores cantoras pops do Brasil. Engana-se quem acredita que a artista teve carreira meteórica. A trajetória da loira começou bastante cedo, em Tuparendi, interior do Rio Grande do Sul, onde nasceu em julho de 1998.
Aos 7 anos, Luísa já mostrava seu vozeirão ao se apresentar no Centro de Tradições Gaúchas de sua cidade. De lá, ela foi contratada por uma banda onde cantou durante toda a adolescência até entrar no YouTube, em 2015.
No seu canal, Luísa publicava uma série de covers de grandes nomes da música popular brasileira e, com o crescimento do canal, passou a contar com parcerias. Foi lá que a cantora conquistou os primeiros fãs, que lhe deram o apelido de "Rainha dos Covers".
Good Vibes
Dois anos após a criação do canal, o primeiro grande contrato chegou na mesa de Luísa. Em 2017, ela assinou com a Universal Music e lançou "Good Vibes", a sua primeira música autoral. De lá até agora, todo ano a cantora lança hits.
Em 2018, veio o seu primeiro EP, em 2020 as parcerias chamaram a atenção, teve "Garupa" e "Modo Turbo", com Anitta e Pabllo Vittar, além de "Toma", com MC Zaac, e "Atenção", com Pedro Sampaio. Parcerias internacionais também marcaram o ano, e teve "Ain't Worried", com a cantora senegalesa Diarra Sylla, do Now United.
Haters
Embora a carreira seguisse em pleno crescimento, no lado pessoal Luísa descobriu o lado ruim da fama. Nos seus dois relacionamentos, ela amargou o convívio com os haters nas redes sociais.
O primeiro "cancelamento", se deu com o término do casamento de 2 anos com o humorista Whindersson Nunes. O fim da relação contou com rumores de que Luísa havia traído o marido. Os boatos fizeram com que a cantora sofresse inúmeros julgamentos e linchamentos virtuais,
Isso se intensificou quando ela assumiu publicamente seu romance com Vitão alguns meses após o divórcio. O namoro com o cantor também foi alvo de ataques de haters e chegou ao fim pouco tempo depois, em agosto de 2021. Como consequência, Sonza anunciou uma pausa na carreira.
Doce 22
A turbulenta vida pessoal fez com que a cantora encontrasse um caminho para vomitar a frustração: a música. No álbum Doce 22, Luísa desabafou sobre o que passou nos últimos anos e conquistou o público com composições como "ANACONDA *o* ~~~", "Café da Manhã" e melhor sozinha :-)-:". O disco rendeu a Luiza a indicação ao Grammy em 2022 como "Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa".
Em 2023, a cantora já conta com alguns hits embalando os blocos de rua, a exemplo de "Mamacita". Essa e outras músicas poderão ser aproveitas pelo público nesse sábado (4) no Festival CarnaUOL, onde a cantora se apresenta, junto de nomes como
CarnaUOL
O CarnaUOL está de volta. O maior festival pré-Carnaval de São Paulo acontece no dia 4 de fevereiro no Allianz Parque com mistura de ritmos e grandes artistas no line-up.
Entre as atrações do CarnaUOL estarão Luísa Sonza, Gloria Groove, Claudia Leitte, Barões da Pisadinha, Zé Neto e Cristiano, Dubdogz e Baianasystem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.