Topo

CarnaUOL

"Sinto a presença dele no barracão", diz carnavalesco sobre Paulo Gustavo

Valmir Mortatelli

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

21/04/2022 04h00

Um dos enredos mais comentados na fase pré-carnavalesca do Rio de Janeiro, "Minha vida é uma peça", da São Clemente, promete fazer uma homenagem ao humorista e ator Paulo Gustavo, morto em maio do ano passado vítima de covid-19, aos 42 anos.

Estreante no cargo, o carnavalesco Tiago Martins fez um tour com UOL pelo barracão, mostrando algumas das surpresas que prometem encantar a Sapucaí. "Vai ser um desfile emocionante, o Brasil inteiro espera o Paulo mais uma vez na Sapucaí. Ele desfilou com a gente em 2013, num enredo sobre novelas, e agora é algo com a cara dele, bastante irreverente", promete Tiago.

O abre-alas traz vários anjos como drag queens fazendo bolas de chiclete e dando gargalhadas. Esculturas de Dercy Gonçalves, Grande Otelo e Ronald Golias dão boas-vindas ao público. "É o céu do Paulo Gustavo, não tem anjinhos barrocos. É algo bastante colorido, sem tristeza. Tem vários humoristas com asas rodeando a imagem de Paulo, é pra começar já impactante", diz o carnavalesco sobre o enredo sugerido por Milton Cunha.

Tiago Martins é carnavalesco da São Clemente  - Valmir Moratelli/UOL - Valmir Moratelli/UOL
O carnavalesco da São Clemente, Tiago Martins
Imagem: Valmir Moratelli/UOL

A visita de Dona Déa Lúcia, mãe do ator, foi bastante aguardada no barracão, ainda em março. Foi ela quem inspirou o filho a criar a personagem da peça/filme, por isso estará já no abre-alas. Assim como a irmã e outros parentes. "Foi uma choradeira só quando eles vieram aqui. Eu via a Dona Déa e me emocionava, via o filme na minha frente! Conversamos muito por chamadas de vídeo ao longo da pandemia. Quando ela veio, foi lindo, não reclamou de nada", diz Tiago.

Thales e filhos

O segundo carro representa o filme "Minha mãe é uma peça", campeão de bilheteria e inspirado na peça homônima que fez Paulo ser conhecido nacionalmente. Uma das alas trará a bilheteria de um teatro, com a data de estreia, 04/05/2006. Antes disso, a ala "Sabor da Déa" sobre entregadores de quentinhas, a forma que ele arrumou para pagar as contas antes do sucesso. Paulo entregava de bicicleta as quentinhas preparadas pela mãe.

O terceiro setor é romântico, sobre a história de amor do ator com o marido, o dermatologista Thales Bretas, com quem teve Romeu e Gael através de barriga de aluguel nos Estados Unidos. Uma ala da escola faz alusão à profissão de Thales. Um imenso nariz com uma seringa de botox remete a intervenções cirúrgicas. Já os filhos serão lembrados numa ala com carrinhos de bebês e numa alegoria, bastante colorida, que traz um carrossel azul sobre um quarto infantil. É a parte mais lúdica e saudosista do desfile.

Famosos presentes

É a própria família do Paulo que está convidando os artistas que desfilarão na São Clemente. Apenas Marcelo Adnet, torcedor costumaz da escola, vem com camisa da diretoria. Os demais serão destaques em alegorias. O amigo e também humorista Marcus Majella deve vir fantasiado de Beyoncé, a diva que Paulo adorava imitar.

"Na verdade, ele vai decidir nos próximos dias, está quase certo", despista o carnavalesco. Essa deve ser a surpresa do quarto carro, com uma imensa escadaria na frente de um teatro, onde virão componentes com coreografias.

Além de Majella, estarão presentes no desfile: Samantha Schmutz, Regina Casé, Preta Gil, Mônica Martelli, Fiorella Mattheis, Heloísa Périssé, Katiuscia Canoro, Ingrid Guimarães, Susana Garcia, entre outros. A campeã do BBB 20, a médica Thelma de Assis, estreia como musa do Carnaval 2022, pela escola. Ao longo dos últimos meses, na confecção das fantasias, o carnavalesco diz que sentiu a presença de Paulo em vários momentos. "Sou religioso. Eu sinto a presença dele a toda hora. Contei isso para a irmã dele, Ju Amaral. Eu percebi essas coisas o tempo todo aqui no barracão", diz.

A grande aposta é como estará inserida a Dona Hermínia, personagem mais famosa de Paulo, que imitava os trejeitos de sua mãe. Essa fantasia caberá aos ritmistas. "É um desfile para se emocionar, mas também para fazer rir. A mensagem é que dias melhores virão. O que aconteceu com Covid-19 deve servir de lição, mas também devemos ter uma sensação de esperança", continua Tiago.

Serão cinco alegorias, três tripés, 25 alas e 16 componentes na comissão de frente. A escola é a quarta escola a passar na sexta-feira, 22 de abril. No horário nobre da Sapucaí, como Paulo Gustavo merece.

CarnaUOL