Topo

CarnaUOL

Catadora de latinhas se transforma em 'Cinderela' do Carnaval do Rio

Adriana Salles é catadora de latinhas e mãe de três filhos - Reprodução/Instagram @imperiodatijucaoficial
Adriana Salles é catadora de latinhas e mãe de três filhos Imagem: Reprodução/Instagram @imperiodatijucaoficial

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

21/04/2022 04h00

O vídeo de uma mulher dançando ao som da bateria do Império da Tijuca na última semana de março chamou a atenção da comunidade do samba. Ainda desconhecida, ela aproveitou um espaço vazio da Marquês de Sapucaí para sambar enquanto a agremiação ensaiava em outro setor do Sambódromo.

Depois do registro do fotógrafo Rafael Catarcione viralizar na web, a escola de samba do Carnaval carioca montou uma força tarefa para identificar quem era a mulher. Ao ser encontrada, a "Cinderela" — como comparou a agremiação em uma publicação do Instagram — foi convidada a desfilar no dia 21 de abril, segunda noite de desfiles da Série Ouro.

Poucos dias depois, a Império da Tijuca descobriu que a passista solitária se tratava de Adriana Salles, uma mulher de 36 anos, mãe de três filhos, moradora do Morro da Providência, no Centro do Rio, e catadora de latinhas nos arredores da Marquês de Sapucaí.

Adriana vai realizar o sonho de desfilar pela primeira vez no Sambódromo. Segundo o carnavalesco da agremiação, Guilherme Estevão, ela virá em um setor que exalta a presença negra na cultura e na arte brasileira.

"Eu estava catando latinha, estava sambando e desfilando atrás aí eu invadi o Sambódromo para catar latinha e comecei a sambar na frente. E, de repente, eu tive a surpresa e eles me procuraram. E eu vou sambar a primeira vez. Eu nunca desfilei, só quando era criança. A primeira vez, com muita vergonha, mas eu vou chegar lá e nós vamos ganhar", disse Adriana em vídeo publicado nas redes sociais da escola de samba.

No último ensaio do Império na Sapucaí, após se tornar a "Cinderela" da agremiação, Adriana marcou presença e posou para fotos ao lado de outros integrantes da comunidade. A agremiação homenageará a escola de samba Quilombo, que foi criada por Candeia e outros baluartes do samba como símbolo de resistência do Carnaval.

Além da Avenida

O Carnaval vai proporcionar outras mudanças na vida de Adriana. O Império da Tijuca se disse disposto a abrir portas para que a catadora possa estudar, ingressar no mercado de trabalho e, consequentemente, proporcionar uma vida melhor à sua família.

Adriana ganhou até uma madrinha, a atriz Cinara Leal, quem ficou encarregada de ajudar a buscar novas oportunidades para a mulher.
E, dias antes do desfile, a nova "Cinderela" do Império da Tijuca ainda começou um tratamento dentário por meio do suporte da agremiação em parceria com um cirurgião-dentista e um protético da cidade do Rio.

CarnaUOL