Topo

Paes diz que recomendação de Carnaval sem restrições é para o momento atual

Carnaval no Centro do Rio de Janeiro - Dikran Junior/Futura Press/Estadão Conteúdo
Carnaval no Centro do Rio de Janeiro Imagem: Dikran Junior/Futura Press/Estadão Conteúdo

De Splash, em São Paulo

22/12/2021 14h58

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), esclareceu hoje o pronunciamento mais recente do CEEC (Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19) do Rio de Janeiro, que recomendou à prefeitura não estabelecer nenhuma restrição ao carnaval de 2022 no cenário atual.

Em publicação no Twitter, Paes reforçou que a recomendação leva em consideração o momento atual, além de que é necessário "diferenciar as formas de celebração."

Esclarecimento: a manifestação do Comitê científico de ontem diz respeito ao momento atual. Faltam dois meses e meio para o Carnaval. E, como já disse, vamos ter que diferenciar as formas de celebração. Estádio do samba (Sapucaí) permite controles. Na rua é mais difícil.

A ata da reunião extraordinária do CEEC divulgada nesta semana recomenda que a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) não estabeleça, nesse momento, restrições específicas ao Carnaval. Ou seja, se os índices permanecerem similares aos de hoje, será exigido comprovante de vacinação para entrar na Marquês de Sapucaí e nas festas de clubes, e não haverá qualquer restrição aos blocos de rua — que desfilam em local aberto.

Na semana passada, Paes disse que "o Carnaval da [Marquês de] Sapucaí é algo garantido", e comparou a festa aos jogos em estádios de futebol, onde é cobrado o comprovante de vacinação para entrada e permanência.

Quanto ao Carnaval de rua, ele afirmou que "não há qualquer possibilidade de controle daqueles que estarão participando das celebrações", o que exige uma análise mais detalhada.