Topo

Erika Januza: 'Sonhava em ser rainha de bateria, mas achava estranho falar'

Erika Januza será coroada rainha de bateria hoje com festa na Viradouro - Reprodução/Instagram
Erika Januza será coroada rainha de bateria hoje com festa na Viradouro Imagem: Reprodução/Instagram

Lucas Pasin

UOL, no Rio

20/11/2021 04h00

Com uma festa digna de realeza, show de Jorge Aragão, Cordão da Bola Preta e feijoada, Erika Januza será coroada rainha de bateria da Viradouro hoje. A atriz, que está no ar como a modelo Laila de "Verdades Secretas 2" (Globoplay), já passou por diversas escolas de samba do Rio de Janeiro, mas encontrou na agremiação vermelho e branco uma oportunidade de realizar o sonho de infância.

"Quando era criança sempre assistia ao Carnaval na televisão e tinha essa paixão. Sou da folia muito antes de morar no Rio de Janeiro, e meu sonho sempre foi ser rainha de bateria. Sonhava, mas não falava disso. Era estranho estar numa escola e dizer que queria ser rainha, num lugar onde já existe uma rainha. Agora que veio o convite, posso falar que é um presentão", diz a mineira, que nasceu em Contagem e se mudou para o Rio em 2012, quando protagonizou a minissérie "Suburbia".

Além do novo posto, Erika celebra também a data escolhida pelo presidente da Viradouro, Marcelo Calil, para a coroação: o Dia da Consciência Negra.

"É um dia muito simbólico. Tenho a tradição de sempre fazer algo para esse dia, como um ensaio de fotos, por exemplo, e o presidente sugeriu que eu fosse coroada e apresentada para a comunidade neste dia. Perfeito, né?", destaca.

Coroar uma mulher negra como rainha de bateria no Dia da Consciência Negra é algo muito simbólico. O samba é algo da nossa ancestralidade. Será uma espécie de homenagem para as mulheres negras que acreditam na realeza dentro delas. Erika Januza

A festa deste sábado (20) marca também a celebração da Viradouro depois de quase dois anos. A escola ganhou o Carnaval do Rio de Janeiro em 2020 e, por conta da pandemia, não tinha conseguido realizar uma feijoada com a comunidade para celebrar.

Erika Januza perdeu 9 quilos para viver a modelo com distúrbio alimentar em "Verdades Secretas 2" - reprodução/instagram - reprodução/instagram
Erika Januza perdeu 10 quilos para viver a modelo com distúrbio alimentar em "Verdades Secretas 2"
Imagem: reprodução/instagram

Em entrevista recente a Splash, Erika Januza falou sobre as mudanças no corpo para viver uma modelo "viciada em magreza" em "Verdades Secretas 2". Ela contou que perdeu 10 quilos para a personagem, mas explicou que já está recuperando as medidas — inclusive para ter ainda mais resistência para o Carnaval.

"Não gostei do meu corpo. Me dava aflição. Olhava no espelho e me achava estranha. Mas, ao mesmo tempo, gostei de ver que funcionaria para a personagem. Sou 'zero culto à magreza'. Terminei de gravar já querendo meus quilos de volta e ainda estou nesse processo de recuperação."