Por que a Mocidade Alegre é tão competitiva no Carnaval?

Por UOL

A Mocidade Alegre conquistou, na terça-feira (13), o seu 12º título do Carnaval paulistano.

Simon Plestenjak/UOL

Fundada em 1967, faz parte de uma segunda geração de grandes escolas e, assim que chegou entre as grandes, no início dos anos 1970, conquistou um tricampeonato, entre 1971 e 1973.

Mariana Pekin/UOL

Voltou a vencer em 1980 e, nos últimos 20 anos, conseguiu a impressionante marca de oito campeonatos.

Mariana Pekin/UOL

Nos últimos quatro Carnavais, venceu dois, e foi vice-campeã e terceira colocada nos outros anos.

Flávio Florido/UOL

Em meio a este desempenho impressionante, cabe o questionamento: o que faz a Mocidade Alegre ser uma escola tão competitiva? Algumas pistas são facilmente encontradas.

Flávio Florido/UOL

Resistência

Ricardo Matsukawa/ UOL

A Mocidade resiste às escolas de torcidas organizadas. Essa trajetória é impressionante se considerarmos que, nas últimas décadas, tivemos o surgimento de novas forças como Gaviões da Fiel, Mancha Verde e Dragões da Real.

Ricardo Matsukawa/ UOL

Administração moderna

Simon Plestenjak/UOL

A presidenta Solange Bichara conseguiu dotar a escola de uma invejável estrutura de Carnaval e sempre consegue se apresentar de forma competitiva.

Reinaldo Canato/UOL

Carnavalesco

Tomzé Fonseca/AgNews

O bicampeonato 2023/2024 foi com o carnavalesco Jorge Silveira. Igor Sorriso é um dos melhores intérpretes do Carnaval brasileiro e abriu mão do desfile da Sapucaí por acreditar no projeto da Mocidade.

Mariana Pekin/UOL

Escola embaixadora

Mariana Pekin/UOL

Além disso, a Mocidade Alegre é uma das grandes embaixadoras do Carnaval paulistano. Extremamente acolhedora, sua quadra recebe um dos maiores eventos do universo das escolas de samba, as "24 horas de samba".

Flávio Florido/UOL

Relação com o Rio

Ricardo Matsukawa/ UOL

A escola tem uma forte relação com os sambistas cariocas. Principalmente com os do Salgueiro, onde, pelo menos uma vez por ano, marca presença.

Ricardo Matsukawa/ UOL

Outras marcas

Simon Plestenjak/UOL

Organização, bons profissionais, integração com outros públicos e abertura para novidades. Estas são as marcas da Mocidade Alegre que a fizeram competitiva em um momento de extremo profissionalismo e cada vez mais altos investimentos.

Simon Plestenjak/UOL
Publicado em 14 de fevereiro de 2024.

Veja Também