A melhor passou no Acesso

14 escolas desfilaram no Especial de São Paulo e nenhuma superou a Vai-Vai

Flávio Ismerim Colaboração para o UOL, em São Paulo Mariana Pekin/UOL

A passarela do Sambódromo do Anhembi foi palco de 14 desfiles das escolas do Grupo Especial, mas nenhuma das apresentações superou ou sequer chegou perto do que o Vai-Vai fez na pista no domingo de Carnaval.

A escola da Bela Vista, bairro da região central de São Paulo, fez um desfile perfeito, que entra com firmeza para a lista de maiores apresentações de uma escola de samba na capital paulistana. O desfile levantou todas as arquibancadas do Anhembi e fez o público gritar "é campeão" a plenos pulmões ao fechar dos portões.

A apresentação não só credencia a Saracura ao título do Grupo de Acesso, como mostra que ela pode ter contornado a crise que enfrenta desde 2019, quando foi rebaixada ao Grupo de Acesso 1 pela primeira vez, e dá indícios de que o Vai-Vai sobe para brigar no topo do Especial.

Ricardo Matsukawa / UOL

Sou apenas um servo, minha rainha!

Na elite do Carnaval paulistano, o destaque ficou mesmo para as rainhas de bateria famosas que cruzaram o Anhembi, sendo Sabrina Sato a principal delas. A apresentadora desfila na Gaviões da Fiel e faz parte da corte de bateria da escola desde 2010.

Ela chegou na concentração ainda no esquenta da agremiação, colocou seu costeiro e distribuiu rosas vermelhas. Tudo isso antes de ir para o Rio de Janeiro e desempenhar o mesmíssimo papel à frente dos ritmistas da Unidos de Vila Isabel.

Mariana Pekin/ UOL

A rainha das rainhas Viviane Araújo também não ficou de fora e voltou a desfilar à frente dos ritmistas da Mancha Verde. No último carnaval, por conta do adiamento provocado pela pandemia, os desfiles do Rio aconteceram nos mesmos dias que os desfiles de São Paulo. Para a infelicidade dos torcedores da verde e branca, o desfile da agremiação paulista aconteceu no mesmo dia em que o Salgueiro se apresentou na Sapucaí.

Mas em 2023 tudo voltou ao normal e Viviane Araújo deu seu costumeiro show em São Paulo.

Ricardo Matsukawa/ UOL

Quem está na briga?

A apuração de hoje deve seguir a tônica dos últimos anos e mostrar bastante equilíbrio. Nenhuma agremiação fez um desfile absolutamente superior às outras. Águia de Ouro, Mocidade Alegre, Mancha Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Império de Casa Verde, Tom Maior, Rosas de Ouro e Dragões da Real devem brigar nota a nota pelo troféu de campeã do Carnaval de São Paulo.

Quem ganhou mesmo foi a chuva

A única escola de samba que desfilou de forma incontestável. Se estivesse entre as agremiações julgadas na apuração de hoje, ganharia com notas máximas de ponta a ponta.

A primeira escola a sentir os efeitos das chuvas de verão paulistanas foi a Barroca Zona Sul, que foi alvo de um dilúvio quando ocupava quase toda a pista do Anhembi. O mesmo temporal atingiu em cheio a Unidos de Vila Maria ainda na concentração e comprometeu severamente os costeiros do conjunto de fantasias apresentado pela escola do Jardim Japão e o bailado do seu casal de mestre-sala e porta-bandeira.

No segundo dia de desfiles, a chuva chegou cedo e desfilou antes mesmo da Estrela do Terceiro Milênio abrir as apresentações da noite. Os Acadêmicos do Tucuruvi desfilaram acompanhados por ela de ponta a ponta.

Na Mancha Verde a chuva virou garoa, e daí para frente parecia que ela tinha encerrado seu show no Anhembi. Bastou a Dragões da Real pisar na pista para que ela voltasse a dar o ar da graça. Mas, como folião espera o ano inteiro pelos dias da folia de Momo, muita gente não deixou a peteca cair e se entregou ao samba mesmo assim.

Mariana Pekin/UOL

Quando sai a vencedora?

Começa às 16h desta terça-feira (21) a apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval 2023 de São Paulo.

A leitura das notas poderá ser assistida ao vivo na Globo, pela TV ou pela internet, por meio da plataforma Globoplay.

A apuração acontecerá no sambódromo do Anhembi e será acompanhada presencialmente apenas por diretores das escolas, convidados e profissionais da imprensa.

Ler mais

Qual escola vai vencer o Carnaval 2023 de SP?

Resultado parcial

Total de 4549 votos
5,45%
Ricardo Matsukawa/UOL
2,68%
Mariana Pekin/UOL
0,57%
Mariana Pekin/UOL
1,23%
Ricardo Matsukawa/UOL
1,67%
Mariana Pekin/UOL
0,66%
Mariana Pekin/UOL
15,87%
LEO FRANCO/AGNEWS
2,92%
Flávio Florido/UOL
0,64%
Ricardo Matsukawa/UOL
28,58%
Mariana Pekin/ UOL
1,23%
Reinaldo Canato/UOL
1,71%
Flávio Florido/UOL
3,08%
Flávio Florido/UOL
33,70%
Mariana Pekin/ UOL
Topo