Ufa!

De boneco quebrado a integrante saindo de ambulância: 1ª noite do Carnaval de SP é marcada por perrengues

Brazil News
Ricardo Matsukawa/UOL

O Sambódromo do Anhembi voltou a receber o Carnaval após mais de dois anos, com sete escolas do Grupo Especial desfilando pelo maior símbolo do Carnaval de São Paulo. E a madrugada foi de muita tensão, com as escolas passando por diversos perrengues.

O susto maior foi com a Mancha Verde, que viu o braço de uma alegoria do abre-alas despencar minutos antes do desfile. Como se já não bastasse o incidente, dois integrantes ainda bateram boca na área da dispersão para cumprir o tempo correto e não perder pontos.

Mas a Mancha não foi a única a sofrer. Acadêmicos da Tucuruvi também enfrentou problemas técnicos com o abre-alas, enquanto a Colorado do Brás teve refletores que falharam nos carros — uma componente ainda foi retirada de ambulância por machucar a perna.

A Vila Maria, por outro lado, teve que esperar o "ok" da LigaSP após um carro da Tom Maior deixar óleo na pista. No final, a agremiação deu sorte, já que o atraso permitiu com que a diretoria conseguisse arrumar o gerador do abre-alas, que estava com problema.

Quem também sentiu na pele as dificuldades foi a Acadêmicos do Tatuapé, que teve um carro emperrado. A diretoria teve que empurrar a pesada peça, ainda com a ajuda de um trator, e repórteres da Globo indicaram que uma fumaça foi vista saindo do carro.

A última escola a sair na avenida já ao amanhecer foi a Dragões da Real, que homenageou o músico Adoniran Barbosa.

Como foram os desfiles?

  • Acadêmicos do Tucuruvi

    Com o samba-enredo "Carnavais... De lá para cá, o que mudou? Daqui pra lá o que será?", a escola trouxe no tema depoimentos de pessoas que vivem e trabalham com a folia há muitos anos. O abre-alas representava os antigos grandes carnavais, porém a escola teve um pequeno problema com a saia do carro -- enquanto parte da escultura era empurrada, o tecido prendeu em uma das rodinhas.

    Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL
    Leia mais
  • Colorado do Brás

    Com problemas técnicos e uma integrante que machucou o joelho, a Colorado do Brás fez uma homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus. A escola teve como samba-enredo em 2022 "Carolina, A Cinderela Negra do Canindé", e conta a história de uma das primeiras autoras negras no Brasil, considerada uma das mais importantes do país.

    Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL
    Leia mais
  • Mancha Verde

    Antes mesmo do início do desfile, um carro da Mancha deu trabalho após uma peça cair. Depois, atrasados, formou-se um buraco no Anhembi. Mas ainda assim a escola conseguiu um desfile que saltou aos olhos e coloriu o Anhembi.

    Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL
    Leia mais
  • Tom Maior

    A escola abordou a literatura em seu desfile e adaptou a história do clássico livro "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, para o Nordeste brasileiro. A escola do bairro de Sumaré se inspirou em Josué Limeira e Vladimir Barros, que criaram a obra cordelista "O Pequeno Príncipe em Cordel", em 2015.

    Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL
    Leia mais
  • Unidos de Vila Maria

    A escola entrou atrasada no Anhembi. Isso porque a Tom Maior deixou óleo na pista, obrigando a organização do Carnaval de SP limpar tudo. Mesmo assim, o atraso foi positivo para a Vila Maria, que consiguiu arrumar o carro principal. A escola teve como samba-enredo "O Mundo Precisa de Cada Um de Nós. A Vila é Porta-Voz".

    Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL
    Leia mais
  • Acadêmicos do Tatuapé

    O Tatuapé trouxe o café para o Sambódromo do Anhembi, mas também passou um susto: foi preciso um trator para puxar um dos carros da agremiação. Ainda assim, logo após dezenas de pessoas da equipe da Acadêmicos do Tatuapé puxarem o carro, ele enguiçou novamente.

    Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL
    Leia mais
  • Dragões da Real

    Última escola a desfilar no sambódromo do Anhembi no primeiro dia do Carnaval de São Paulo, a Dragões da Real homenageou o cantor Adoniran Barbosa. O desfile, que estava previsto para começar às 5h deste sábado, começou somente por volta das 7h, devido a um derramamento de óleo na avenida por uma alegoria da Tom Maior .

    Imagem: Ricardo Matsukawa
    Leia mais

Musas e musos

  • 1º brasileiro capa da Playboy: 14 dias sem sexo para cair no Carnaval

    O modelo e apresentador Israel Cassol foi um dos musos da escola de samba Colorado do Brás. Ele é o primeiro brasileiro a ser destaque na capa da Playboy fora do país e contou que estava há 14 dias sem sexo para focar a "energia no Carnaval".

    Imagem: Mariana Pekin/UOL
    Leia mais
  • 17 anos e princesa da Mancha Verde

    Duda Serdan não tem idade ainda para dirigir, mas ela foi o destaque da Mancha Verde como princesa da bateria. Sem a presença de Viviane Araújo, rainha da bateria, Duda tomou a responsabilidade, mas disse que não a atriz é "insubstituível".

    Imagem: Mariana Pekin/UOL
    Leia mais
Simon Plestenjak/UOL
Sabrina Sato desfila pela Gaviões da Fiel em 2020 e volta hoje para o Anhembi

O que vem no sábado?

Ainda passam pelo Anhembi no sábado (23), a partir das 22h30, mais sete agremiações:

  • Vai-Vai
  • Gaviões da Fiel
  • Mocidade Alegre
  • Águia de Ouro
  • Barroca Zona Sul
  • Rosas de Ouro
  • Império da Casa Verde.
Topo