Diga que valeu

Nas ruas, no Anhembi ou na Sapucaí, a folia teve momentos históricos em 2020

Do UOL, em São Paulo e no Rio Mariana Pekin/UOL

Rio, São Paulo, Salvador, Olinda... a festa mais popular do Brasil tem mil caras e versões. Seja na rua ou nas Avenidas —do Anhembi à Sapucaí— o povo brasileiro é quem manda e dita as regras do Carnaval. E em 2020 o que se viu foi muita liberdade, alegria e, claro, política. Fazendo valer a máxima de que Carnaval é resistência, o povo foi às ruas (ou aos sambódromos) cantar contra as mazelas que assolam o país e também se divertir. Neste especial, você encontra o melhor que rolou na folia. Afinal, ninguém é de ferro...

Ler mais
Mariana Pekin/UOL
Edson Lopes Jr./UOL

Presença de...

...Anitta!

Onipresente quando o assunto é folia, a cantora se inspirou em animais para o seu Carnaval e causou por onde passou. Foi panda e abelha em Salvador, cavalo-marinho em Olinda (PE), cobra no Recife, sapa em São Paulo, camaleão no Rio e zebra em Guarapari (ES). E, se no ano passado causou com Neymar e Medina na Sapucaí, a passagem neste ano pela passarela do samba foi mais tranquila.

Anitta se apresentou em um dos camarotes, vista de pertinho pelo ex-namorado, Pedro Scooby, que até se emocionou assistindo à poderosa cantar. Antes, ela não hesitou em posar ao lado de seu novo affair, Gabriel David, e ainda aproveitou para curtir os desfiles abraçadinha com o herdeiro da Beija-Flor de Nilópolis. Mais discreta, mas não menos notável.

Também teve Anitta em um dos momentos mais aleatórios do Carnaval. Foi em cima do trio dela em Salvador que Hugo Gloss foi visto dando um beijão desentupidor de pia, ao lado de um Diplo que parecia perdidão com um chapéu de cowboy enquanto ela confirmava a reconciliação com Pabllo Vittar cantando o hit "Amor de Que".

Carnaval das minas e manas

Os peitos de fora sempre foram um clássico de Carnaval, desde os tempos dos tradicionais bailes transmitidos pela TV. Mas eles nunca estiveram tão livres quanto na folia deste ano. Os tapa-mamilos ou "pasties" apareceram com força total. As mulheres ganharam confiança e se libertaram no Carnaval de rua.

Liberdade só se ganha com respeito, e o recado foi dado nas ruas. A mensagem "Não é não" apareceu em corpos, placas, tiaras e orientou a pegação nos blocos.

As mulheres transexuais também seguem ganhando espaço. Camila Prins, rainha de bateria da Colorado do Brás, brilhou na escola do Grupo Especial de São Paulo e em mais três agremiações. Passado o Carnaval, viaja para desfilar na Suíça. Musa da Pérola Negra, Mariah Fernandes viu sua presença na avenida como um protesto contra o atual governo. No baile do Copa, a atriz Glamour Garcia pediu "menos hipocrisia e mais diversão" ao surgir com um vestido transparente e seios à mostra.

Simon Plestenjak/UOL

Deu Águia de Ouro em São Paulo

Escola da Pompeia venceu seu primeiro Carnaval

A Águia de Ouro se sagrou a grande campeã do Carnaval após levar para a avenida um enredo politizado sobre "o poder do saber" e uma homenagem ao educador Paulo Freire. Esta é a primeira vez que a agremiação, fundada em 1976, no bairro da Pompeia, na zona Oeste, vence a disputa do Grupo Especial do Carnaval paulista.

Emocionado após a apuração, que deu à Águia 269,9 pontos, Mestre Juca lembrou os desafios enfrentados pela escola. "Viemos de um Grupo de Acesso e em 2019 ficamos em sexto lugar no Grupo Especial." A vitória teve gosto de virada: durante boa parte da apuração, até o penúltimo quesito, Alegoria, a Acadêmicos do Tatuapé liderava. Os componentes encararam o troféu como um reconhecimento de seu esforço: a dois dias do desfile, as fantasias dos 250 integrantes da Bateria não estavam prontas e a comunidade se uniu em uma força-tarefa para executar as peças a tempo de entrar na avenida.

Sobe e desce

Por outro lado, a X-9 Paulistana e a Pérola Negra foram rebaixadas e desfilarão no Grupo de Acesso no ano que vem. A X-9 já começou a apuração com uma grande desvantagem: a escola teve cinco décimos descontados por conta de um problema com seus carros alegóricos. Já a Pérola Negra, que sofreu com as enchentes que atingiram São Paulo, perdendo cerca de 40% de suas fantasias, ficou em último lugar.

Mas, para uma agremiação descer, outra tem que subir. E essa missão ficou com a tradicionalíssima Vai-Vai, que volta ao grupo Especial. Com o enredo "Vai-Vai de Corpo e Álamo", a escola do Bixiga venceu o grupo de Acesso, enquanto a Acadêmicos do Tucuruvi conquistou o 2º lugar e também retornará para a elite do Carnaval paulistano. Já a Nenê de Vila Matilde acabou sendo rebaixada para o Grupo de Acesso 2.

Notícias do Rio

Deeeez, nota deeeeez! Não existe Quarta-Feira de Cinzas sem as notas cantadas pelo lendário Jorge Perlingeiro durante a apuração das notas do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. E hoje não foi diferente. O radialista anunciou a Viradouro como a grande campeã. A escola encerrou um jejum de 23 anos e levou o título com um enredo que enaltece as mulheres. Já União da Ilha e Estácio de Sá foram rebaixadas para o Grupo de Acesso.

Júlio César Guimarães/UOL

Estreias, choro, tombo e despedidas das rainhas

  • Aline Riscado

    A modelo Aline Riscado estreou como rainha de bateria na Vila Isabel, posto que antes era ocupado por Sabrina Sato, que ficou nove anos à frente dos ritmistas da escola do Rio.

    Imagem: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
    Leia mais
  • Iza

    Rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense, Iza foi a grande sensação do desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso no Rio. Ao entrar na avenida, a cantora foi ovacionada e aplaudida de pé.

    Imagem: Rogério Fidalgo/AgNews
    Leia mais
  • Lexa

    Lexa se preparou muito para desfilar na Unidos da Tijuca, investindo em uma fantasia de R$ 85 mil, mas a estreia da funkeira como rainha de bateria foi marcada por um tombo ao vivo.

    Imagem: Delmiro Junior/Brazil News
    Leia mais
  • Lívia Andrade

    Lívia Andrade fez sua estreia no Carnaval do Rio como rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti. Antes, a apresentadora do SBT desfilou em São Paulo como destaque da Pérola Negra.

    Imagem: Júlio César Guimarães/UOL
    Leia mais
  • Paolla Oliveira

    Depois de dez anos afastada do posto que ocupou em 2009 e 2010, Paolla Oliveira voltou a brilhar como rainha de bateria da Grande Rio. A atriz usou uma fantasia de Cleópatra em sua reestreia na Sapucaí.

    Imagem: Júlio César Guimarães/UOL
    Leia mais
  • Sabrina Sato

    Sabrina Sato brilhou de dourado no Sambódromo do Anhembi, à frente da bateria da Gaviões da Fiel, e de prateado na Sapucaí, agora não mais como rainha de bateria, e sim como rainha da Vila Isabel.

    Imagem: Simon Plestenjak/UOL
    Leia mais
  • Simone Sampaio

    "É chegada a hora de ceder espaço. Estou renovando meu ciclo na Dragões da Real", explicou Simone Sampaio sobre a decisão de deixar o posto de rainha de bateria. Ela chorou após o último desfile.

    Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL
    Leia mais
  • Viviane Araújo

    "Rainha das rainhas" das escolas de samba, Vivi Araújo desfilou mais uma vez à frente da bateria da Mancha Verde, em São Paulo, e da Furiosa do Salgueiro, no Rio de Janeiro.

    Imagem: Luciola Vilella/UOL
    Leia mais
Soraia Carvalho/UOL

Não dá para ficar sem te ver

E se tem alegria, tem Nordeste. Não existe Carnaval sem Salvador. Foi por lá que grandes artistas cantaram e encantaram uma multidão que estava nas ruas. Teve atitude de Daniela Mercury, ousadia de Anitta, força de Claudia Leitte, a alegria de Pabllo Vittar e muito mais.

Quem também festejou bastante foram os responsáveis pelos mototáxis. Giovanna Lancelotti, Hariany, Carol Peixinho, Marina Moschen, Claudia Leitte, todas essas artistas precisaram pegar uma caroninha para chegar na folia.

Quando o assunto é folia, é necessário tirar o chapéu para a criatividade dos artistas que subiram nos trios. Um festival de fantasias para empolgar os fãs.

  • Pabllo Vitar

    Citar uma fantasia seria até injusto para uma artista que se vestiu de Bobby, da Caverna do Dragão, de Barbie e até de Dora Aventureira nos últimos dias.

    Imagem: Reprodução/Twitter/pabllovittar
  • Leo Santana

    Quem não quis ficar de fora foi o responsável pelo Contatinho. No bloco As Muquiranas, ele apostou no look de "piriguete" no país das maravilhas.

    Imagem: Dilson Silva/AgNews
  • Claudia Leitte

    Ela estava a fim de lutar. Mostrou a força como policial, de Maria Quitéria e até de Amanda Nunes. Com certeza, o cinturão do Carnaval ficou com ela.

    Imagem: Instagram/Reprodução
  • Ivete Sangalo

    E quando ela sobre no trono, digo, no trio, a gente obedece né. Então, abre alas para a Rainha da Bahia.

    Imagem: Dilson Silva/AgNews
Fernanda Dias/UOL

Fala sério

Rei Momo? Que nada, o brasileiro é rei do meme! Rápidos no deboche, os foliões levaram as mazelas políticas para os blocos de rua do país inteiro.

Se depender dos foliões, vai ter empregada doméstica na Disney sim, Paulo Guedes! A retroescavadeira que Cid Gomes pilotou para furar um ato de policiais militares também virou uniforme nas ruas. E aqueles que discordam da abstinência sexual defendida pela ministra Damares Alves desfilaram seus corpos livres. "Imprecionante", diria o ministro Abraham Weintraub.

Em Olinda, Greta Thunberg virou bonecão. Curiosamente, a ambientalista de 17 anos "desfilou" lado a lado com o presidente Jair Bolsonaro, que a chamou de pirralha. O Blocú —cenário da polêmica do "golden shower" no ano passado— voltou a desfilar em São Paulo com a mesma ousadia.

Faltou limite

Reprodução/RedeTV!

Para Dudu Camargo

Dudu Camargo apalpou Simony ao vivo durante os "Bastidores do Carnaval" da RedeTV!. Totalmente desconfortável e constrangida com a situação, a cantora disse que tomará medidas contra o apresentador do SBT, que não reconhece o assédio.

Ler mais
Dilson Silva/AgNews

e Danilo Gentili!

Bruna Marquezine foi alvo de (mais) um comentário infeliz de Danilo Gentili. O humorista viu uma foto da atriz curtindo o Carnaval em Salvador e ironizou sua magreza insinuando que ela usaria crack. Nem os próprios seguidores de Gentili viram graça na "piada" e ficaram revoltados.

Ler mais
Gabriel Saboia/UOL

Beija, beija, tá calor, tá calor

Carnaval é época de se soltar e beijar muito! E foi isso que famosos fizeram nos blocos e camarotes. Enquanto os comprometidos demonstraram carinho pelos amados, solteiros como Fernanda Paes Leme e Diplo aproveitaram para conhecer bocas novas.

É também época de reconciliação e de assumir um novo amor, por que não? Paolla Oliveira chegou a um espaço vip na Sapucaí na companhia do novo namorado, o coach Douglas Maluf e posou com o eleito. Viviane Araújo também levou o novo namorado para acompanhá-la no Anhembi e na Sapucaí.

Outro casal que estava no maior clima de romance foi Pedro Scooby e Cintia Dicker. O surfista chegou a um camarote assumindo que tinha reatado com a modelo.

Já Neymar, que quando está solteiro costuma curtir bastante o Carnaval, foi ausência sentida nesse ano. Em boa forma, o jogador teve que cumprir a agenda de jogos com o seu time, o PSG.

Ler mais

Casa das celebridades

Por mais um ano Sabrina Sato reinou no Carnaval de São Paulo e do Rio. Musa do Camarote CarnaUOL N1, a apresentadora mostrou equilíbrio e soube se dividir entre as funções de artista, mãe (viu as fantasias fofas da Zoe?) e dona do Carnaval.

Na avenida, brilhou à frente das baterias da Gaviões da Fiel e da Vila Isabel. No camarote, atendeu a imprensa, brincou com Matheus Mazzafera, tirou selfies com os fãs e os funcionários e ainda "carimbou" a banqueta do nosso estúdio com o autobronzeador. Uma super-heroína.

Mas não foi só a japonesa que agitou o Camarote CarnaUOL N1. Isis Valverde, Gretchen, Alessandra Ambrósio, Luciana Gimenez, Reynaldo Gianecchini, entre outros famosos passaram pelo espaço espaço com três andares, com frisa, área de shows, roda de samba e bebidas e comidinhas liberadas a noite toda.

Ler mais
Topo