Topo

Blocos de Rua

Carnaval de rua reúne 6 milhões de pessoas no Rio

Foliões curtem Cacique de Ramos, tradicional bloco carnavalesco do Rio de Janeiro - Marcelo de Jesus/UOL
Foliões curtem Cacique de Ramos, tradicional bloco carnavalesco do Rio de Janeiro Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Akemi Nitahara

Da Agência Brasil, no Rio

26/02/2020 10h29

O Carrnaval de rua do Rio de Janeiro reuniu quase 6 milhões de pessoas desde a abertura oficial da festa, no dia 12 de janeiro. Somente ontem, terça-feira de Carnaval, foram 57 blocos desfilando, que reuniram 1,5 milhão de pessoas. Um deles, o Fervo da Lud, criado em 2017, arrastou 1 milhão de foliões no centro, desbancando o tradicional Bloco da Bola Preta, que reuniu no sábado 630 mil foliões.

Segundo dados da Riotur, a Orquestra Voadora atraiu 330 mil pessoas ao Aterro do Flamengo, com sua fanfarra e alegorias circenses. No Jardim Botânico, 80 mil pessoas compareceram ao Vagalume o Verde.

Nos quatro dias de festa, outros destaques de público foram o Carrossel de Emoções, no sábado, com 115 mil pessoas, e os megablocos no domingo: Bangalafumenga (500 mil pessoas), Areia (385 mil) e Cordão do Boitatá (80 mil). Na segunda-feira), destaque para o Sargento Pimenta (340 mil pessoas) e para o Corre Atrás (80 mil). O fim de semana anterior ao Carnaval teve quase 1 milhão de brincantes nas ruas.

Lixo no carnaval de rua

Desde sexta-feira, primeiro dia de desfiles na Sapucaí, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu na região do sambódromo 200 toneladas de lixo. Nos blocos de rua, a coleta chegou a 74,7 toneladas de lixo, sem contabilizar os números de terça-feira.

Folia de Cinzas

Nesta Quarta-Feira de Cinzas, ainda há desfiles previstos. O tradicional Bloco das Mulheres Rodadas, que não integra a lista oficial do Carnaval da cidade, faz, desde as 9h, seu sexto desfile, no Largo do Machado, zona sul do Rio. Criado em 2015, foi o primeiro bloco feminista da cidade e mistura folia com a luta pelos direitos das mulheres e contra a violência de gênero e o feminicídio.

Na abertura não oficial do Carnaval do Rio, o grupo realizou a performance "Um estuprador no teu caminho", do coletivo feminista chileno LasTesis, realizado em diversas cidades no mundo, no fim do ano passado, numa mobilização mundial de denúncia contra a violência sexual estrutural sofrida pelas mulheres.

Confira a lista dos blocos oficiais de hoje, de acordo com a Riotur:

  • 8h - Agytoê, centro, Praça do Expedicionário
  • 9h - Bloco mais foda do mundo, Barra Da Tijuca, avenida Lúcio Costa, 3300
  • 11h - Bloco Carnavalesco Ainda Aguento, Ribeira, Ilha do Governador, Praia da Engenhoca
  • 13h - Bloco Mameluco, Andaraí, rua Uruguai 35
  • 16h - B.C. Algodão Doce, Saúde, Largo São Francisco da Prainha
  • 16h - Planta na Mente, Lapa, Praça Cardeal Câmara
  • 16h - Grbc Chave De Ouro, Engenho de Dentro, rua Adolfo Bergamini, 326
  • 17h - Embaixadores da Folia, Lapa, avenida Gomes Freire
  • 17h - Me Enterra na Quarta, Santa Teresa, rua Áurea
  • 17h - Bloco Batuque das Meninas, Catete, Largo do Machado

Blocos de Rua