Topo

CarnaUOL

As notícias que você perdeu enquanto pulava o Carnaval

O Carnaval terminou cedo em Veneza por causa do coronavírus - Getty Images
O Carnaval terminou cedo em Veneza por causa do coronavírus Imagem: Getty Images

Liv Brandão

Do UOL, em São Paulo

26/02/2020 04h00

Alô, você, que estava pulando nos blocos, sambando pela avenida ou mesmo dando um tempo do mundo neste Carnaval. Andou meio desligado e ficou perdidão? O UOL te conta o que aconteceu por aí durante os quatro dias da folia de Momo.

Coronavírus chegou

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso coronavírus em São Paulo. O paciente é um homem de 61 anos que esteve na Itália, na região da Lombardia, no norte do país, no período de 9 a 21 de fevereiro.

Por lá, as autoridades italianas decidiram encerrar dois dias mais cedo o carnaval de Veneza e adiar jogos de futebol da divisão principal na região de Milão a fim de conter o vírus. Até as filmagens de "Missão Impossível 7", em Veneza, foram paralisadas.

Por lá, s população tem esvaziado as prateleiras de supermercados. Alguns dos itens mais procurados são máscaras para o rosto, luvas descartáveis, álcool em gel e água. No entanto, produtos processados e frutas frescas também têm desaparecido. A Itália é o primeiro país a isolar cidades inteiras.

Nesse meio tempo, a Coreia do Sul registrou 60 novos casos da nova variação do vírus, e total chega a 893 casos.

Harvey Weinstein condenado

Harvey Weinstein foi considerado culpado por estupro e agressão sexual, mas absolvido de duas acusações de agressão sexual predatória, que poderiam levá-lo à prisão perpétua. O produtor de cinema que motivou o movimento feminista Time's Up será sentenciado em 11 de março e pode enfrentar penas que variam de cinco a 25 anos pela condenação por agressão sexual e 18 meses a quatro anos de prisão pela condenação por estupro. Antes de ser levado de volta para o presídio, o produtor foi parar no hospital por motivos não revelados.

Morre Gláucio Lopes

O cantor sertanejo Gláucio Lopes, 28, morreu afogado na tarde de segunda. Ele estava em uma pedra, quando uma onda o atingiu e ele caiu no mar. O caso ocorreu na praia do Cepilho, no bairro Trindade, em Paraty, litoral do Rio de Janeiro. Além do artista, mais uma pessoa que o acompanhava caiu da pedra e encontra-se desaparecida. Gláucio Lopes estava de férias em Paraty na companhia de amigos desde sábado. O último show dele ocorreu na quinta-feira (20), em Limeira (interior de São Paulo), onde morava com familiares.

O esporte não para

O Flamengo foi campeão da Taça Guanabara pela 22ª vez após vencer o Boavista na final por 2 a 1, com gols de Gabigol e Diego. Pato marcou seu primeiro gol pelo São Paulo seis meses depois de sua volta ao time, e Kobe Bryant e sua filha Gigi foram celebrados em um funeral, em Los Angeles, com a presença de nomes como Beyoncé e Michael Jordan. E no Rio Open, realizado na capital fluminense durante o Carnaval, quem levou a melhor foi o chileno Cristian Garin, de 23 anos.

A eterna Yang + GoT

Sandra Oh, a eterna Cristina Yang de "Grey's Anatomy" e a estrela de "Killing Eve", vai estrelar mais uma série dramática. Com seis episódios previstos, "The Chair" é uma criação de Amanda Peet ao lado da dupla David Benioff e D. B. Weiss, responsáveis pela adaptação de "Game of Thrones" para a TV. Além de atuar, Oh também vai ser produtora-executiva da série. Este será o primeiro título do acordo que Benioff e Weiss fecharam com a Netflix no ano passado.

Novo recurso da Netflix

A Netflix apresentou um novo recurso, chamado Top 10, que permitirá ao usuário ver o que é mais popular na plataforma de streaming de seu país. A nova fileira será atualizada a cada dia, e a posição do título na fileira vai variar dependendo de quão relevantes para o usuário são as séries e filmes na lista. Simples, prático e fácil.

E o 'BBB', hein?

Muita coisa aconteceu na casa mais vigiada do Brasil. Vencedor da prova do anjo, Pyong Lee pôde ver um vídeo do filho, Jake, nascido no último dia 16. Manu foi de "fada sensata" a "cancelada" por conta de um comentário sobre o casal Marcela e Daniel. "Para mim, casal que a cor combina, a cor das pessoas mesmo, é muito forte. Esteticamente falando, vocês são extremamente agradáveis, parabéns", foi a fala da jovem, interpretada como racista.

Mas o maior barraco ainda estaria por vir. Na véspera do paredão —entre Bianca, Flayslane e Prior—, Flay e Babu, ainda na xepa, brigaram por comida. Até Prior entrou na gritaria. Sobre o paredão, quem levou a pior foi a youtuber, que viu a popularidade conquistada com seus vídeos de maquiagem despencar por conta de suas atitudes dentro da casa.

Para encerrar as notícias da casa que nem foi tão vigiada nos últimos dias, a primeira mulher saiu do reality. Bianca foi derrotada por Felipe Prior e Flayslane no paredão e deixou o programa.

Obituário

Morreu, aos 101 anos, Katherine Johnson, a matemática negra que ajudou a Apollo 11 a chegar à Lua. O trabalho de Katherine e de outras mulheres afro-americanas ficou desconhecido para o grande público durante anos, até a chegada do filme "Estrelas Além do Tempo" (2016).

Terraplanista morto

Um terraplanista morreu no sábado após a queda de um foguete caseiro que construiu para tentar provar que a Terra não é redonda, mas plana. Michael "Mad Mike" Hughes, 64 anos, queria provar a teoria da terra plana tirando fotos da terra a bordo do foguete que construiu. A ideia era que o objeto subisse a 5 mil pés. No entanto, o foguete caiu no deserto da Califórnia.

Olavo internado

Guru do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o escritor Olavo de Carvalho recebeu alta após ser internado devido a uma crise respiratória. Segundo Olavo, a crise foi uma complicação tardia de uma cirurgia realizada há dois anos em que retirou um tumor de nascença pelas costas. Olavo disse que, dessa vez, ficou internado no hospital por dois dias.

Megasena acumulada

O prêmio da Megasena acumulou, atingindo R$ 190.088.866,94. O números da vez foram 07, 20, 38, 43, 45 e 53.

No Rio, pacientes de HIV ficam sem remédio

A transição da gestão de 75 unidades de saúde do Rio de Janeiro para a prefeitura começou com falhas de atendimento. ?
Foram registradas denúncias da falta de farmacêutico para a liberação de antirretroviral, medicamento usado tanto como medida preventiva quanto para manter a carga viral indetectável e o sistema imunológico do paciente sadio. Os problemas foram observados em centros municipais de saúde do Catete, Copacabana e Gávea, todas na Zona Sul carioca.?

Ceará tem 1 assassinato por hora após greve de PMs

O número de mortes violentas no Ceará explodiu após o início do motim de policiais militares, na noite da última terça-feira. De acordo com o último balanço, foram 88 assassinatos entre quarta-feira (19) e sexta-feira (21), uma média de uma vítima a cada 49 minutos.

CarnaUOL