Topo

Rio de Janeiro

Neta de Martinho da Vila desfila como porta-bandeira da União da Ilha

Dandara Ventapane, neta de Martinho da Vila, é porta-bandeira da União da Ilha. Ela é acompanhada há cinco anos pelo mestre-sala Phelipe Lemos - Herculano Barreto Filho/UOL
Dandara Ventapane, neta de Martinho da Vila, é porta-bandeira da União da Ilha. Ela é acompanhada há cinco anos pelo mestre-sala Phelipe Lemos Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Herculano Barreto Filho

Do UOL, no Rio

24/02/2020 03h50

Neta de Martinho da Vila, Dandara Ventapane, 28 anos, é a porta-bandeira da União da Ilha. Ela representa a mãe negra da comunidade com um vestido que ilustra uma favela no formato do mapa do Brasil.

"Minha história com o samba vem de família mesmo. Com a família, eu aprendi a ser sambista. Duas portas-bandeiras me falaram que eu não deveria desfilar no meio de todo mundo. Que eu tinha que brilhar sozinha", lembra Dandara, porta-bandeira há sete anos.

Ela, que começou na função representando a Vila Isabel, também fala sobre a relação com o avô. "Ele sempre deu muito apoio. Nossa relação é de muito carinho", conta.

Dandara diz que se encontra com o avô pelo menos duas vezes por mês. "Vou aos ensaios dele. Também nos encontramos em churrascos de família".

Há cinco anos ao lado de Dandara, o mestre-sala Phelipe Lemos, 30, diz que a parceria é afinada. "Dandara é ótima profissional, formada em dança. É maravilhoso ter ela como parceira".

Rio de Janeiro