Topo

Rio de Janeiro

Banda de Ipanema resiste à chuva e faz seu segundo desfile oficial no Rio

Michel Alecrim

Colaboração para o UOL, no Rio

22/02/2020 18h04

Desafiando a chuva que cai na orla carioca, a Banda de Ipanema iniciou pontualmente às 17h seu segundo desfile oficial deste ano. Desde 1965, sua marca é a irreverência.

"Continuamos na resistência, mas agora de outro tipo. O Carnaval é do povo que não pode se subtrair, diz o presidente e fundador, Claudio Pinheiro.

Um exemplo dessa resistência vem da drag Lucci. Este ano sua fantasia de Carmen Miranda teve como tema o laranjal, uma referência às candidaturas laranjas do PSL (Partido Social Liberal). "Cada vez o laranjal cresce mais", brinca o transformista.

A Banda de Ipanema inovou neste ano incluindo a abertura da Ópera "O Guarani", de Carlos Gomes, em pleno Carnaval. O povo que acompanha os músicos pela orla dançou ao som do clássico.

O maestro Ismael Zacarias conta que os 50 músicos da banda precisam saber ler partitura e ensaiar muito. "No início foi uma improvisação, mas com o tempo a banda se aprimorou e hoje se destaca pela qualidade", afirma Zacarias.

Sambas antigos, marchinhas, frevos e uma gama variada de ritmos brasileiros compõem o repertório.

Músicas de Paulinho da Viola, Silas de Oliveira, Pixinguinha e até Lulu Santos foram tocadas. A chuva não para, mas os foliões não arredam pé.

Dispersão

A Banda de Ipanema fez um desfile alegre e irreverente, que terminou na Rua Visconde de Pirajá, próximo à Praça General Osório. Mesmo debaixo de chuva a multidão acompanhou os músicos até o fim.

Os amigos Fábio Pedro, 42 anos, Eduardo Wilson, 41, e Marcos Fernandes, que completa hoje 33, fizeram a comemoração do aniversário vestidos de padre no bloco. Viraram alvo das selfies.
"Não tinha lugar melhor para festejar. Acabamos fazendo a alegria de todo mundo", disse o aniversariante.

Mais uma vez as drag queens deram um show à parte. Mas se engana quem pensa que todas são gays. Milton Leandro Estevo deixa claro que tem esposa e duas filhas. "Meus amigos me zoam. Uns acham engraçado, outros discriminam, mas a vida é assim. Curto essa brincadeira", conta Estevo.

Também fez sucesso a maquiagem do casal Alex e Adolfo Bondan. O primeiro fez no rosto pintura de onça e o outro de zebra. "Não me importo se escorrer a maquiagem com a chuva. O importante é se divertir", afirmou Adolfo.

Carnaval Recife: Briga no desfile do Galo da Madrugada 2020

redacaojornaldocommercio

Rio de Janeiro