Topo

CarnaUOL

Odeia Carnaval? Blocos te dão urticária? Calma. Dá pra curtir recesso em SP

Olhar para esta imagem te dá crise de pânico e ansiedade? Você não está sozinho - Nelson Antoine
Olhar para esta imagem te dá crise de pânico e ansiedade? Você não está sozinho Imagem: Nelson Antoine

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

21/02/2020 04h00

Todo ano é mesma coisa: a folia cresceu, os blocos tomaram conta da cidade, o samba e as marchinhas —sem falar em outros ritmos populares— são tocados à exaustão em qualquer lugar que você vá. Se isso te desperta horror e saudades profundas do tempo em que o Carnaval era sinônimo de época de sossego, quando sua única preocupação era desacelerar e relaxar, saiba que nem tudo está perdido. É possível se divertir e curtir o recesso de várias formas em São Paulo, mesmo fugindo da festa. Veja abaixo como.

Coloque as séries em dia

É comum ouvir que é humanamente impossível acompanhar tantas séries na TV e plataformas de streaming, e tido dica mais difícil com a falta de tempo e atribulações do dia a dia. Mas perceba: o Carnaval também está aí para isso. Este mês de janeiro, por exemplo, está gordo na Netflix. que traz a estreia de várias temporadas, incluindo a segunda de "Narcos: México", a final de "As Telefonistas", a quinta de "Better Call Saul" e a segunda de "Altered Carbon", além de estreias de "Locke & Key", "Casamento às Cegas" e "Spectros", entre outras séries. Na Amazon Prime Video, não perca tempo e veja a excelente e nova "Hunters", que traz Al Pacino caçando nazistas nos anos 1970. É só se programar.

Al Pacino em cena de "Hunters", da Amazon Prime Video - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Al Pacino em cena de "Hunters", da Amazon Prime Video
Imagem: Reprodução/YouTube

Vá ao cinema

Já viu Parasita, um dos melhores e mais surpreendentes filmes dos últimos tempos, vencedor de quatro estatuetas do Oscar? O recesso é sempre uma ótima oportunidade para quem ficou desatualizado com os longas que protagonizaram a premiação. Muitos deles estão em cartaz nos cinemas, como "Jojo Rabbit", "1917", "Coriga", "Judy - Muito Além do Arco-Íris" e "Adoráveis Mulheres". Não tem o hábito de ir por achar caro demais? OK, você não está errado, mas dá para aproveitar os dias de semana, As principais redes costumam baixar os preços de ingressos para atrair público nesses dias.

Cena do premiado "Parasita", dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-ho - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Cena do premiado "Parasita", dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-ho
Imagem: Reprodução / Internet

Visite exposições

Morar em uma cidade grande é ter a certeza de que existe pelo menos uma ótima exposição apenas esperando sua visita. Em São Paulo, você pode conferir a mostra de Leonardo da Vinci, em cartaz no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no parque do Ibirapuera, com entrada gratuita. Outra imperdível, também na faixa: Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade, que abriu na última quarta no CCBB (rua Álvares Penteado, 112) depois de bater recorde de público no Rio. Ela reúne 140 peças e traz seção interativa que permite ao público clicar fotografias com uma esfinge e escrever o nome em hieróglifo. Mas atenção: é preciso agendar horário antes.

Montagem da exposição sobre o Egito no Centro Cultural Banco do Brasil  - Adriano Vizoni/Folhapress - Adriano Vizoni/Folhapress
Montagem da exposição sobre o Eigo no Centro Cultural Banco do Brasil
Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

Viaje para o litoral

Esta dica não faria sentido se fosse sugerida dez anos atrás. O fato é que, com o renascimento do Carnaval de rua da cidade —a Prefeitura de São Paulo espera 15 milhões de pessoas este ano—, as praias do litoral paulista se transformaram em uma opção mais viável nestes tempos de calor. Existem vários destinos praieiros com bons preços de hospedagem no Estado, e você nem precisa ir muito longe. Bertioga e Guarujá estão aí para um descomplicado "bate e volta". Não gosta de areia? Então vá para cidades relaxantes em meio a natureza, com ótimas e relaxantes pousadas, como Guararema, Cabreúva e São Roque, cada uma com uma atração diferente, e todas a menos de 100 km da capital paulista.

Praia de Guaratuba, em Bertioga - Divulgação - Divulgação
Praia de Guaratuba, em Bertioga (SP)
Imagem: Divulgação

Passeie pela cidade

Os blocos estarão a todo vapor na semana de Carnaval, ocupando e fechando ruas em vários pontos de São Paulo, mas isso não quer dizer que a cidade esteja interditada. Você pode visitar parques com a família e amigos, conhecer museus, teatros e as estruturas dos Sescs paulistanos, com suas programações de cursos e atividades culturais das mais variadas —e quem sabe até virar sócio. Também é possível mergulhar na cultura japonesa indo à Japan House (av. Paulista, 52, Bela Vista), que desde a útima terça conta com uma mostra imersiva, a "Japão em Sonhos", que exibe projeções de grande escala em vídeo mapping, que te transportarão para eventos tradicionais do país. Entre eles, o festival das lanternas e a florada das cerejeiras.

Projeção que integra mostra na Japan House - Danny Rose Studio/Divulgação - Danny Rose Studio/Divulgação
Projeção que integra mostra na Japan House
Imagem: Danny Rose Studio/Divulgação

Veja Messi e Cristiano Ronaldo em ação

Futebol está no seu sangue? Além de acompanhar seu time do coração e as ligas nacionais europeias, que tal chamar os amigos para assistir durante a tarde a bons confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões? No dia 25, terça de Carnaval, Chelsea e Bayern de Munique se enfrentam em Londres. Napoli e Barcelona, de Lionel Messi, medem forças em Nápoles no mesmo dia. Já na Quarta-Feira de Cinzas, 26, é a vez de Lyon e Juventus, de Cristiano Ronaldo, se pegarem na França. Os jogos da liga são transmitidos pelos canais TNT e Space, além do Facebook Watch do Esporte Interativo e EI Plus, serviço pago de streaming da Turner, que detém os direitos do torneio no Brasil.

O argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo - Getty Images/Reprodução - Getty Images/Reprodução
O argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo
Imagem: Getty Images/Reprodução

CarnaUOL